Categorias

Resenhas

Helena - Resenha

04/11/2014 - Taíla Quadros
#Ciranda Cultural #helena #resenha #livro #literatura #machado de assis #clássicos

SINOPSE: “Publicado por volta de 1876, Helena narra a trajetória de uma linda moça, adornada pela inocência, num ambiente burguês de sua época. Bela e misteriosa, Helena encanta a todos, despertando sentimentos bons e fortes em Estácio. Trama simples, carregado de sentimentalismos.”


A literatura brasileira marcando presença novamente no Prateleira! Com licença, vou colocar o meu monóculo para falar de Machado de Assis. #brinks
Não sei a experiência que a vida me trouxe facilitou a leitura ou se o livro realmente é mais simples do que outros desta época, mas considerei a leitura fácil e bem interessante. O que temos que levar em conta em livros mais antigos é o contexto histórico. Antes de apedrejar obras ou autores cabe analisarmos o que era a moral e quais eram os costumes da época.


De fato, se o enredo ocorresse nos dias em que vivemos faria muito pouco sentido, portanto, abra sua mente e considere que o livro foi escrito há mais de 100 anos atrás. Naquela época as mulheres tinham um outro papel na sociedade e sua representatividade era muito menor.


No livro, Helena é uma mulher corajosa para a época e ainda conta com o apoio e carinho do seu irmão Estácio, o que torna a vida muito mais fácil para ela. O dia a dia da época não era nada comparado à rotina que a maioria de nós leva hoje em dia, por isso a maior parte da história é focada nos conflitos emocionais dos personagens. Muito dificilmente este desfecho se reproduziria hoje (acredito eu), então não vale xingar o Machado de Assis no twitter porque ele não vai responder.


É um bom livro para passar o tempo e a história é muito mais romântica do que eu esperava (#adoro). O mistério de Helena e suas consequências são revelados apenas nos capítulos finais e confesso que nesta parte não consegui parar de ler até entender qual era a da rapariga.

 

A obra conserva ainda alguns vocábulos da época (pelo menos o meu exemplar é assim), caso tenha alguma dúvida, vale a consulta ao dicionário para enriquecer o seu vocabulário e facilitar o entendimento total do texto.


Admito que não me agradou o desfecho da história, mas não consigo imaginar algo muito mais ousado ou diferente disso levando-se em consideração o contexto histórico.


Helena - Machado de Assis - 160 páginas - Editora Ciranda Cultural

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos