Categorias

Cinema e literatura

Drácula - Filmologia Literária

03/09/2014 - Taíla Quadros
#Bram Stoker
Estranhou o nome? Pois bem, hoje estreia mais uma coluna no Prateleira Sem Fim. A Filmologia Literária vai unir os temas de filmes e livros (como o próprio título indica :p). Todas as primeiras quarta-feiras do mês, nosso amigo e parceiro Felipe Stoker irá destacar uma obra literária que foi adaptada para o cinema. Você vai ter a visão de quem conheceu as duas formas da obra, suas impressões, comparações, críticas e etc. Mais um ótimo motivo para você acompanhar os nossos posts e nos deixar a sua opinião. #partiu

------------


Drácula, é uma criação de Abraham (Bram) Stoker, foi escrito no ano de 1897 e é considerado o principal livro sobre a temática “vampiros”. É catalogado nos mais diversos gêneros, desde romante até terror. Ao contrário do que muitos acreditam, Bram Stoker não é o criador dos vampiros. O vampirismo já havia sido tratado bem antes, em outras diversas culturas. É algo que já permeava principalmente no imaginário da cultura europeia. O que pode-se afirmar, é que ele criou uma lenda, um personagem folclórico da antiga Transilvânia.


O livro possui um formato interessante, conhecido como “epistolar”. É uma coletânea de cartas e anotações em diários que os personagens trocavam. Pode parecer complicado em um primeiro momento, pois é uma narrativa em primeira pessoa, a partir do ponto de vista de cada personagem.


Um ponto forte é que Bram Stoker estudou muito a mitologia da época, o que lhe chamou a atenção, foi a história do príncipe Vlad Tepes, que era conhecido como “O Empalador”, e era governador da Valáquia, na antiga Romênia.


Hoje em dia, a Romênia é um país que abriga muitos estrangeiros, devido às suas lindas paisagens. Muitos turistas ligam o personagem diretamente ao país, porém muitos moradores não gostam dessa comparação.


Bram Stoker foi tão importante para a cultura do Horror, que hoje existem uma premiação que leva seu nome “Bram Stoker Awards”, que já teve vencedores como Stephen King, Clive Barker, Peter Straub.


Livro e filme


Em 1922, um filme de terror chamado Nosferatu fez um sucesso estrondoso e baseou-se inteiramente no livro de Bram Stoker. Porém, devido a problemas com direitos autorais, algumas modificações tiveram que ser feitas, onde Conde Drácula virou Conde Orlok. Todavia, é considerada a primeira adaptação do personagem não-oficial e um clássico do expressionismo alemão.


No ano de 1992, era lançado, o filme mais fiel à esse livro, foi dirigido por Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão, Apocalipse Now), roteirizado por James V. Hart (Hook).
Conta no elenco com Keanu Reeves (Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica), Gary Oldman (JFK), Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes), Winona Rider (Edward - Mãos de Tesoura) e Tom Waits (sim, o cara que foi inspiração para Heath Ledger interpretar o Coringa).


01


O filme começa narrando a vida de Vlad Tepes, que defende a Romênia contra o ataque dos turcos. Enquanto ele luta, a sua noiva Elisabeth é enganada, quando lhe falam que seu amado morreu, truque dos turcos. Após saber dessa notícia, ela atira-se do alto do castelo, provocando uma morte trágica, sob os olhos dos inimigos.


02


Vlad, após retornar de guerra, encontra o corpo de sua amada, sem vida. Segundo acreditava-se na época, como ela cometeu suicídio, seu corpo iria direto ao inferno. Com isso, Vlad, que havia defendido a igreja cristã com sua vida, amaldiçoa a igreja, crava a sua espada e começa a jorrar sangue, ele pronuncia as palavras “Eu renuncio a Deus!”, bebe o sangue e torna-se um vampiro!


03


Alguns séculos depois, Jonathan Harker, um agente imobiliário está indo ao encontro de Conde Drácula, que possui um imenso castelo e têm interesse em adquirir algumas residências na Inglaterra. Ele chega justamente no dia de São Jorge, que o livro trata como “o dia em que os demônios estão à solta”.


04


O velho homem vivia sozinho em um grande castelo... Jonathan já estava algum tempo com Conde Drácula, até perceber que estava sendo enrolado. Decide escrever cartas para a sua amada Mina, porém, todas essas cartas estão sob supervisão do Conde. Ele percebe que ali há algo estranho. Porém, já era tarde, ele teve certeza que algo estava estranho, quando viu o Conde escalando as paredes do castelo de cabeça para baixo, com a facilidade de uma aranha e a agilidade de uma águia. Quando tentou reagir a toda essa situação, recebeu a visita de três belas vampiras, que tomaram conta dele. Tudo isso aconteceu, pois o Conde Drácula descobriu que Mina era a reencarnação de sua amada.


05


Drácula, que já estava decidido quanto às suas moradias na Inglaterra, decide viajar de barco, algo que é muito bem retratado no filme, e no livro conta com os diários de bordo. Lucy, a amiga de Mina, é uma linda moça que esta prestes a se casar, porém ela tem um sério problema: “é sonambula”. Certa noite, Lucy, resolve caminhar em direção a um lugar obscuro, um cemitério, Mina percebe que há algo estranho e resolve lhe seguir. Ao chegar lá, ela percebe que há uma criatura muito estranha perto dela e ao se aproximar essa criatura foge e Mina percebe que há duas marcas em seu pescoço. Após essa situação, Lucy adoece e nem o seu noivo que é médico consegue diagnosticar o seu problema.
06

Até que seu noivo resolve chamar o famoso médico Abaham Van Helsing, que ao encontrar Lucy, já está convencido que a culpa de tudo isso é de “Nosferatu”, as famosas criaturas que se alimentam de sangue.


07


Jonathan consegue finalmente escapar das três vampiras e escreve uma carata para Mina para se encontrarem na Romênia e se casarem logo. Antes da carta chegar, Mina se dá ao encontro de um Lorde, que ela nem imagina ser o Conde Drácula, que já estava em outra forma, irreconhecível se comparado ao primeiro ato do filme. Ali, nasce uma paixão, algo que o livro não levou tanto em consideração, porém é a parte romanceada do filme, destoando um pouco da fonte original, algo que não agradou muito aos fãs.


08


No filme, ainda há um dos servos de Drácula, que está em um manicômio, seu nome é Renfield, vive repetindo que seu mestre irá chegar. A atuação de Tom Waits é excelente e se você fechar os olhos enquanto ele fala, irá pensar que é Heath Ledger, em Batman – O Cavaleiro das Trevas.
À partir desse ponto, Lucy torna-se uma vampira, e todos começam a correr contra o tempo, Drácula entrega seu coração à Mina, porém Van Helsing e seus amigos já estão à sua caça, então ele resolve fugir para a Transilvânia. Parando por aqui para não entregar o final.
Francis Ford Coppola, seguiu o roteiro à risca. Apesar de não ser 100% fiel a obra original, o filme conseguir transpor para a linguagem cinematográfica todas as essências expostas no livro.
O livro, apesar de não construir cenários diretamente, dá a entender que tudo se passa em cenários obscuros (Londres, diga-se e passagem) e a direção soube entender completamente isso. A fotografia do filme é excelente, assim como a direção de arte, a equipe de maquiagem está de parabéns, conseguiram fazer o diretor economizar bastante nos efeitos especiais. O figurino, os cenários, tudo vale à pena.
As atuações estão excelentes. Gary Oldman consegue se entregar perfeitamente ao personagem, assim como Anthony Hopkins, apesar de eu achar que os personagens do livro, fossem um pouco mais clássicos. Keanu Reeves, entrega uma atuação mediana, sem convicção, mesmo assim, não estraga o filme. Winona Rider cumpre seu papel e Sadie Frost, que interpreta Lucy, foi um dos grandes destaques, em minha opinião.
A trilha sonora é um caso à parte, composta por Wojciech Kilar, um polônes falecido em 2013, que também era compositor de músicas clássicas. Ele fez um trabalho excepcional ao conseguir entender toda a obscuridade da obra e mesclar música clássica com horror. É uma trilha clássica que merece ser ouvida.
Confira a trilha sonora completa:
http://www.youtube.com/watch?v=2z9EXn7fm_U&feature=youtu.be&list=PL2D72A733ECE9D63D
No ano de 1993, venceu o Oscar nas categorias de melhor figurino, melhores efeitos sonoros e melhor maquiagem.
----------------------------------
Felipe Stoker
felipe
comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos