Categorias

Resenhas

Uma longa jornada - Resenha

07/07/2015 - Taíla Quadros
#análise #filme #resenha #Nicholas Sparks #romance #livro #editora arqueiro #uma longa jornada

O LIVRO

E cá estou eu de novo falando sobre amor (como sempre) e sobre os livros de Nicholas Sparks (como muitas vezes :p). A resenha de hoje é sobre o livro Uma Longa Jornada, história que como muitas do sr. Spark me fez reacreditar no amor, crer que podemos dar um jeito para as coisas e que nem sempre isso será fácil.

 

SINOPSE:

“Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.

 

Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

 

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

 

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

 

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.”

 

Eu adorei a história, é daquelas de te enche de curiosidade e esperança. Mostra que todos os amores têm as suas dificuldades e todas as pessoas têm as suas fraquezas. A delicadeza com que o personagem Ira é descrito é linda, sua história, suas cartas, sua dedicação à esposa Ruth, o passar dos anos. Tudo é lindo e contrasta com o amor dos jovens Sophia e Luke que é cheio de paixão, mas tem as dúvidas sobre o futuro, sobre os sentimentos e sobre o que é certo fazer.

 

Para quem não quer saber de spoilers, recomendo que parem de ler por aqui, pois eu assisti à adaptação para o cinema e fiz diversas considerações com detalhes do livro e do filme.

Mas a minha dica é: leiam, leiam, leiam. :D

 

Uma longa jornada - Nicholas Sparks - 361 páginas - Editora Arqueiro

 

O FILME

Estrelado por Scott Eastwood (filho do Clint ;)) e Britt Robertson, o filme esteou em abril de 2015 e não foi lá um grande sucesso de bilheteria. Em comparação ao livro, bom, dessa vez estou me dividindo entre a leitora compreensiva, que sabe que o cinema é uma mídia diferente do livro e que a adaptação é necessária, e a leitora ortodoxa que queria muito que o filme fosse como o livro e que acha que muitas das alterações deixaram a história sem muitas pontas e superficial.

 

Percebi que o filme, da forma como foi apresentado, teve o mesmo desfecho do livro, mas senti falta das motivações apresentadas na obra literária, como:

 

1. O ex-namorado perseguidor de Sophia que se tornou “inimigo” de Luke já no primeiro encontro dos dois e que, na verdade, foi a razão de Luke ir falar com Sophia.

 

2. A explicação da real situação financeira da mãe de Luke, que tudo ia bem até ele se acidentar e por isso a mãe havia hipotecado a casa, para pagar as suas despesas no hospital e o quanto ele se sentia culpado por isso. O que inclui a quase venda da cada aos 45 minutos do segundo tempo. E nessa mesma linha, a mãe de Luke não é nem um pouco carinhos quando está brava por ele competir, a relação fica difícil pois ela sabe o qual grave é a situação do filho e treina demais e corre risco de vida a cada competição.

 

3. A senhorita Sophia estava muito soltinha para o meu gosto. No livro, ela tem muitas dúvidas sobre o que fazer e como as coisas devem acontecer. E queria muito ter visto o lugar onde foi a primeira vez deles, uma casa de campo diferente, distante e com vista maravilhosa.

 

4. Apenas para implicar: Sophia ainda não tinha emprego garantido. Estava esperando retornos de entrevistas de estágios e ainda não tinha nada definido. Suas principais dúvidas eram em relação a isso, estar saindo da faculdade e ainda não saber o que fazer, para que cidade ir e como ficará com Luke sabendo que a vida dele é no campo ao lado da mãe.

 

5. Ira: Ele. Não. Fica. Amigo. Deles. Sem mais. Ele sofre sim um acidente de carro e temos sim os flashbacks dele com Ruth. A história deles é linda, tocante e de um amor imenso. Ela nunca sai de casa, pois diz que nunca conseguiria deixá-lo. A parte com Daniel é assim mesmo. Eles poderiam ter mostrado as obras dos artistas famosos, no filme, só vemos a riqueza que eles possuem no final. Para que lê o livro, isso é apresentado durante a história e o que Ira faria com as obras quando morresse também era uma dúvida e ele pensou muito antes de tomar essa decisão, mas como só o leitor sabe disso, entendo ter sido mostrado apenas no final. Devido a forma de narrativa escolhida.

 

Para mim, ao ler o livro percebi que os dois casais são protagonistas, o mais velho nos mostra os depois do felizes para sempre, as lutas, as conquistas, a perda. Ira também sentiu muito a perda de Ruth, se sentia culpado por ela ter morrido enquanto ele dormia e ele não pôde fazer nada. Era incrivelmente assediado por compradores de suas obras e ficou muito tempo sem sair de casa. E, quando ele sofreu o acidente, estava nevando e ele ficou dias preso no carro apenas com a lembrança de Ruth para mantê-lo vivo.

 

Achei o filme bacana como passa tempo, mas para quem gostou da história, recomendo a leitura do livro, que inclusive acaba antes de o casal Sophia e Luke decidirem o que fazer com a surpresa final.

 

 “O amor exige sacrifícios, mas vale a pena.”

 

E, para quem ainda não assistiu, fica o trailer:

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos