Categorias

Cinema e literatura

Vingadores - Age of Ultron

05/05/2015 - Fábio Bachi
#análise #filme #avengers #Fabio Bachi #resenha #quadrinhos #vingadores #ultron #hulk #thor #homem de ferro #feiticeira escarlate #mercúrio #viúva negra #capitão américa #gavião arqueiro

SPOILER ALERT: para quem ainda não viu o filme, podem haver algumas surpresas. 

E então, finalmente, após anos de espera, pudemos assistir a sequência de The Avengers (2012), chamada Avengers – Age of Ultron. Grandioso e global, o filme supera o primeiro em todos os pontos.

 

Antes de mais nada, deixo claro que não entendo de tecnicalidades, de fotografia, de roteiro e também não li a história proveniente da HQ Era de Ultron. Escrevo aqui de maneira simples, falando de expectativas e de alegrias, e de expectativas e desapontamentos. Escrevo aqui, como um fã ;D

 

O filme começa fazendo ligação direta com a cena pós-créditos de Capitão América - Soldado Invernal, reapresentando os gêmeos Maximoff e mostrando a última base da Hydra, comandada pelo Barão von Strucker. Aqui, se passam as melhores cenas de ação do filme inteiro, com cortes rápidos e mostrando os caras trabalhando em equipe. Já dentro da base, Stark se depara com a “premissa” do filme. Com o motivo e o meio para criar o Ultron (James Spader manda bem demais!), que supostamente deveria ajudar os Vingadores a defender a Terra. Já sabemos que algo dá errado e que o Ultron se volta contra seu criador.

 

Os conflitos entre a equipe gerados por isso, resultam em diálogos bem construídos e ainda dão uma pontinha do que está por vir em Capitão América - Guerra Civil no ano que vem. Porém, antes conflitos externos, de um estar discordando do outro, chega a minha personagem favorita no filme, Wanda Maximoff <3, e desequilibra toda a equipe com algumas simples ilusões.

<3

 

Pulando para a batalha final, posso dizer que é sim, louca. Ela aumenta e diminui de ritmo, bota o Visão pra quebrar uns robôs do mal, muda de contexto - de repente é guerra, e então é sobre personagens e seus dramas – o que a torna fabulosamente incrível! Fecha o filme de maneira redondinha e novamente deixa histórias prontas para começar a próxima fase.

 

Porém, nem tudo são mil maravilhas. O filme é sim, melhor que o primeiro – o Capitão América não se veste mais como se fosse pra uma festa de criança :P – porém, sinto falta da ameaça e do perigo mostrado em trailers e em todos os materiais promocionais. Se você assistir agora aos vídeos ou ainda ler sobre o primeiro teaser de quando o filme foi anunciado, vai perceber uma ameaça constante do Ultron. Um vilão que deveria pôr os Vingadores de joelhos, causar muito mais estrago. Porém, não é o que nos foi entregue. Recebemos um filme mais leve que o primeiro. Esperávamos um Ultron louco (não que ele não seja), que bolasse planos que os Vingadores não pudessem entender ou prever. O que vimos foi sim, um vilão lunático, mas engraçado a ponto de ser sarcástico em todos os momentos em que aparece em cena.

 

Esperavámos um Ultron mais badass, que acabaria com os vingadores e rularia a porra toda por um bom tempo, como o próprio titulo sugere. Mas o que vimos foi um Ultron "fraco", onipresente, mas "fraco". Ele tomou um coro do Homem de Ferro em Wakanda, tem uma luta épica com o Capitão América sobre um caminhão em movimento, mas acaba fugindo (arregô). Na batalha final ele apanha para o Thor, para o Visão, basicamente de todo mundo... menos do Gavião Arqueiro porque né... :P. Enfim, quem realmente dobrou os Vingadores foi a nossa querida feitoca, que essa sim foi a mais badass do filme xD.

 

Fã que se preze compara os filmes colocando-os em uma escala. Capitão América – Soldado Invernal ainda fica em primeiro lugar, que traz um tom bem mais sombrio/realista/perigoso que os outros filmes da Marvel. Age of Ultron vem em segundo, já que ele explodiu minha cabeça tantas vezes, mesmo que nos trailers :P. Porém, quando chegarmos lá em 2019 e assistirmos o Vingadores – Guerras Infinitas Parte 2, tenho certeza que vamos ver que Age of Ultron foi o filme mais separado do Universo Cinematográfico da Marvel, que causou menos consequências pros filmes solos de seus personagens. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário. Acho que foi ótimo esse respiro da cronologia antes de darmos o mergulho final para a Fase 3 da Marvel.

 

Ah, antes de terminar, só mais uma coisa: Sobre aquela cena final entre o Visão e o Ultron. Será que o Jarvis 2.0 realmente destruiu o vilão? Afinal, já que a Marvel gosta tanto de guerras (Guerra Civil, Guerras Infinitas...), ainda temos mais uma - Guerras Secretas. Quem sabe não vemos o “Ultrão” por aí na Fase 4 da Marvel em um embate de verdade com os Vingadores?
 

Co-authoration: Ralf da Rocha

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos