Categorias

Novidades literárias

Céu de Histórias

01/05/2015 - Taíla Quadros
#projeto social #céu de histórias #crianças #incentivo à leitura #Rio de Janeiro #Ziraldo #autores brasileiros #Pedro Bandeira #Ana Maria Machado

Hoje, no Novas de Sexta, além de comemorar o merecido feriado (iey!) vamos divulgar uma ação muito legal realizada no Rio de Janeiro para incentivar a leitura para crianças. O nome do projeto é Céu de Histórias e contou com a participação de renomados autores brasileiros, como Ziraldo, Pedro Bandeira e Ana Maria Machado.

 

Quer saber o que aconteceu? Assiste ao vídeo e confere que ler pode, sim fazer parte da brincadeira da criançada e é um hábito que devemos cultivar desde cedo.

“A iniciativa tem como ponto de partida uma ação realizada com aproximadamente 250 crianças na comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. Lá, neste mês, foram distribuídas 500 pipas com contos e fragmentos de obras de importantes autores nacionais.

“O ‘Céu de Histórias’ presenteou as crianças – em alguns casos pela primeira vez — com um pouco de literatura”, diz Zoara Failla, organizadora do livro Retratos da Leitura no Brasil, do IPL. “O gosto pela leitura, como toda paixão, é algo que precisa ser ‘conquistado’ ou ‘seduzido’”, conclui.

Antônio Luiz Rios destaca a importância da campanha e das parcerias, afirmando que ações como essa devem ser estimuladas, pois promovem a leitura espontânea. Citando as informações da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo instituto, ele ressalta que a pesquisa revela que 88% dos leitores informaram que ganhar livros foi importante para despertar o gosto pela leitura, enquanto 87% dos não leitores afirmaram que nunca ganharam um livro. Toda a ação voltada a despertar o interesse pela leitura de literatura e valorizar o livro são importantes para reverter os baixos índices de leitura do brasileiro. Ele informa que, segundo a pesquisa, que tem amplitude nacional, as crianças leem principalmente para cumprir uma exigência escolar. Na faixa etária de 5 a 13 anos leu-se em média, em um período de três meses, 3.2 livros. Destes 2.4 foram indicados pela escola.”

Para quem quiser levar esse projeto para outras cidades, imprimir as suas pipas e saber ainda mais sobre o projeto, acesse: www.ceudehistorias.com.br

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos