Categorias

Novidades literárias

Vai fazer vestibular? Passa aqui

08/05/2015 - Taíla Quadros
#Novas de Sexta #fim de semana #sexta-feira #literatura #vestibular #obras vestibular #prova #UCS #UFRGS

E aí galera, tudo certo? Hoje o post vai ser bem bairrista (mals aê!), mas vai que ajuda mais uma galera né?

 

O objetivo é um serviço de utilidade pública: já estão disponíveis as leituras obrigatórias para os vestibulares de inverno da UCS (Universidade de Caxias do Sul) e de verão 2016 da UFRGS (Universidade de Caxias do Sul). Confere a lista e os links para consulta das obras :D De nada!

 

Além dos conhecimentos gerais em literatura você deve ler as seguintes obras:

 

UCS

1. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes - João Cabral de Melo Neto. 34. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

2. Cinco histórias do Bruxo do Cosme Velho - Machado de Assis. 4. ed. Porto Alegre: Projeto, 2006.

3. Livro de sonetos - Vinícius de Moraes. 9. ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1991.

Mais infos: UCS Site

 

UFRGS

1. Coletânea - Fernando Pessoa: Autopsicografia; Isto; Pobre velha música; Qualquer música; Natal...Na província neva; Ela canta, pobre ceifeira; Não sei se é sonho, se realidade; Não sei quantas almas tenho; Viajar! Perder países!; Liberdade; Lá fora vai um redemoinho de sol os cavalos do carrossel... (poema V de Chuva Oblíqua); O maestro sacode a batuta (poema VI de Chuva Oblíqua); Padrão (Mensagem); Noite (Mensagem); O infante (Mensagem); Mar português (Mensagem); Nevoeiro(Mensagem).

2. O Cortiço - Aluísio Azevedo (tem resenha aqui)

3. Dom Casmurro - Machado de Assis

4.  Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda; Sermão da Sexagésima; Sermão de Santo António aos Peixes - Pe. Antônio Vieira

5. Tropicália ou Panis et Circensis (álbum/disco) - Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes e outros.

6. A noite das mulheres cantoras - Lídia Jorge

7. O amor de Pedro por João - Tabajara Ruas

8. Dançar tango em Porto Alegre. Lista de contos do livro: Dois guaxos; Travessia; Noite de matar um homem; Guapear com frangos; O vôo da garça-pequena; Sesmarias do urutau mugidor; A língua do cão chinês; Idolatria; Outro brinde para Alice; Guerras Greco-Pérsicas; Majestic Hotel; Não chore, papai; Café Paris; A dama do bar Nevada; Um aceno na garoa; No tempo do trio Los Panchos; Conto do inverno; Dançar tango em Porto Alegre - Sérgio Faraco

9. Terras do Sem Fim - Jorge Amado

10. Boca de Ouro - Nelson Rodrigues

11. Contos de Murilo Rubião: O pirotécnico Zacarias; O ex-mágico da Taberna Minhota; Bárbara; A cidade; Ofélia, meu cachimbo e o mar; A flor de vidro; Os dragões; Teleco, o coelhinho; O edifício; O lodo; O homem do boné cinzento; O convidado.

12. As Parceiras - Lya Luft

Mais infos (nem tantas assim...): site UFRGS

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos