Categorias

Resenhas

Amor de Perdição - Resenha

03/02/2015 - Taíla Quadros
#amor de perdição #resenha #romance #literatura portuguesa #Camilo Castelo Branco #livro #Editora Babel

SINOPSE: “Ama-me a assim desgraçada, porque me parece que os desgraçados são os que mais precisam de amor e de conforto. Vou ver se posso esquecer-me, dormindo.”


“Não sei de que me serve a vida, se a não sacrificar a salvar-te. Creio em ti, Teresa, creio. Ser-me-ás fiel na vida e na morte.”


Quem aqui amigo nunca pensou estar perdendo-se de tanta paixão? Para quem se identificou com este questionamento, fica o desafio de ler Amor de Perdição. O romance português escrito em 1861 é baseado na história de Simão Antônio Botelho jovem português que logo ao sair da adolescência para a vida adulta, apaixona-se pela vizinha Teresa de Albuquerque, filha do maior desafeto de seu pai. Tem início aí uma história de amor impossível e muitas tragédias estão para acontecer.


Esta obra certamente já deve ter sido leitura obrigatória em diversas provas de vestibular. Para quem não está habituado à linguagem mais “rebuscada” utilizada antigamente a leitura pode parecer difícil no início da leitura, porém com o andar da carruagem (:P) tudo fica mais fácil, não sei se por hábito ou se pelo interesse na história mesmo.


Achei que o livro seria maçante, mas fiquei surpresa ao perceber que em um final de semana já havia devorado as páginas com a maior facilidade. A história realmente é um completo drama, devido às limitações impostas pela sociedade da época. Podemos ver que os diferentes tipos de amor apresentados no livro podem levar o amante à sua ruína.


Para quem acha que os romances atuais são melosos, fica a dica para encarar este e conhecer um pouco mais dos costumes dos séculos anteriores. Saber que o próprio autor, Camilo Castelo Branco, passou por muitas histórias de paixões arrebatadoras e que escreveu este livro quando estava na prisão, deixa uma curiosidade a mais no ar.


Eu, como fangirl de romances, curti o desenrolar da história, sempre levando em consideração a época em que se passou. Preferiria que o desfecho fosse diferente, mas se é baseado em uma história real é uma baita história.

 

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco - 255 páginas - Editora Babel

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos