Categorias

Resenhas

Memórias de um Sargento de Milícias - Resenha

30/07/2014 - Taíla Quadros
#literatura brasileira #Ciranda Cultural #resenha #livro #literatura #memórias de um sargento de milicias #manuel antônio de almeida

[É, eu sei que a capa não é muito atraente...]

 

Voltando ao Brasil, apresento (modo de dizer) a vocês o livro Memórias de um Sargento de Milícias. Publicado em forma de folhetim entre os anos de 1852 e 1853 e escrito pelo autor Manuel Antônio de Almeida este livro retrata os acontecimentos durante o período da monarquia no Brasil. Este é um livro que provavelmente já foi e ainda será leitura obrigatória nos vestibulares. Mas não se assuste, eu também nunca fui muito fã da leitura por obrigação. São poucos os casos em que esse tipo de leitura causa o gosto pela leitura. Veja sempre como uma forma de conhecer novas linguagens de escrita e conhecer mais a nossa história. Muitas surpresas te aguardarão.


O livro trata da história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses e abandonado pelos pais aos cuidados do padrinho. O menino sempre teve suas vontades atendidas e torna-se birrento e mimado. Com o passar dos anos, essa situação não muda. Durante toda a narrativa, somos apresentados às maldades e travessuras no menino Leonardo. Por ser uma história do período da literatura Realista no Brasil, não temos grandes amores, mocinhas ou poemas. Manuel Almeida nos traz a realidade de época, seus costumes e a forma como pensam os personagens muito nos mostram que a obra é baseado no real.


Vemos o crescimento de Leonardo e as suas tentativas de se dar bem na vida, seja por meio de casamento ou cargos. Podemos dizer que muitas são as trapalhadas do protagonista da história que se caracteriza como um malandro, sempre em busca de um jeitinho. Seu envolvimento com as mulheres também lhe trazem muitos problemas, mas também, algumas soluções bem interessantes.


Como uma obra baseada no realismo, é como se estivéssemos acompanhando uma parte da vida do personagem. Fica claro, ao fim da história, que a vida de Leonardo continua e talvez você até fique com curiosidade para saber o que mais se passou.


Mesmo sendo um livro há muito tempo escrito, Memórias de um Sargento de Milícias é uma obra com um tom leve e de fácil leitura. Caso fique alguma dúvida em relação ao vocabulário, sempre é bom recorrer ao nosso amigo dicionário ou ao Google. A minha edição do livro foi impressa em 2011 e é uma versão econômica, com páginas recicladas, mas com o conteúdo integral. O livro possui 153 páginas e, para quem lê na velocidade da luz é diversão para um fim de semana. Para quem não está acostumado à leitura, é uma ótima oportunidade de começar.
 

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida - 153 páginas - Editora Ciranda Cultural

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos