Categorias

Resenhas

As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro I: A Guerra dos Tronos - Resenha

29/04/2014 - Taíla Quadros
#Crônicas de Gelo e Fogo #Game of Thrones #resenha #livro #série #George R R Martin #GoT #Leya #guerra dos tronos

Terça-feira é dia de resenha!


O primeiro post sobre esse tema vai ser o aclamado A guerra dos tronos. Considerado uma revelação da literatura fantástica e épica depois do sucesso de O Senhor dos Anéis, o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo possui 592 páginas e foi lançando no ano de 2010.

No livro I somos apresentados aos teoricamente heróis e vilões da série de livros.


Mas o que George Martin nos ensina é que ninguém é o que parece, nem totalmente bom e nem totalmente mau. Conhecemos as principais casas de famílias envolvidas na guerra pelo Trono de Ferro e consequentemente no domínio dos sete reinos de Westeros, onde se passa a trama.
Stark, Lannister, Baratheon e Thargerian são algumas dessas famílias.


Starks lutam por justiça, Lannister por poder, Baratheon pela verdadeira sucessão ao trono e Thargerian pela volta ao poder, retirado há anos em uma revolução.


Apesar de assistir à série, a leitura dos livros é muito válida, pois a história é narrada pelo visão de diferentes personagens muitos detalhes de temperamento e impressões extremamente relevantes para o entendimento da história são passados nos livros.


Apesar de todos os livros da série serem longos, a história é realmente envolvente para o leitor e torna-se de fácil leitura. Muitos capítulos deixam a história suspensa e a organização no livro não traz sempre na sequência o desenrolar dos fatos, muitos leitores costumam pular a leitura e ler os povs dos personagens que mais lhes agradam, mas como um leitura mais rica, indico a leitura linear, o mistério está sempre presente em todos os livros. Ao fim do livro a história não está nem perto de um desfecho, impossível é conseguir não continuar a leitura.


Com 5 livros lançados até agora, as crônicas de gelo e fogo, merecem ser lidas mesmo com a série apresentada pela HBO. Inclusive, os primeiros livros podem ser encontrados por um preço mais camarada, já que a suas histórias foram apresentadas na televisão. Para quem gosta de histórias fantásticas e medievais, para quem gosta de histórias de guerra e conquistas e para os apreciadores de histórias inteligentes e cheias de estratégias, os livros são com certeza uma boa pedida. Jogos de poder estão sempre em evidência, seja em núcleos familiares, entre classes e entre povo e corte real. Pessoalmente, não gosto de histórias de violência gratuita, mas para quem diz que Game of Thrones é uma série de livros para homens, engana-se. Para quem ler os livros vai ver que todos podem estar na disputa pelo Trono de Ferro.


O meu exemplar eu comprei em uma megapromoção on-line e paguei em torno de 20 reais já com o frete incluso, chegou em menos de uma semana. Vale destacar que é uma edição com um papel diferente do que costuma ser vendido nas lojas físicas das livrarias, é um material mais fino que, por sua vez, torna o livro “menos grosso”, mas o número de páginas é o mesmo. Os demais volumes da coleção encontrei apenas com o tipo de papel com gramatura mais grossa, ocupa mais espaço, mas dá aos livros um aspecto mais antigo. Sempre é interessante pesquisar nas livrarias e ficar de olho nas promoções, pois agora que a quarta temporada da série baseada nos livros está no ar, todos os livros estão com preços mais altos.



Outra dica de leitora aficionada pelas Crônicas de Gelo e Fogo é acompanhar nos mapas disponíveis no livro os locais que são citados na história e no fim de cada exemplar há um apêndice com informações sobre as famílias mencionadas no livro, com seus símbolos lema e genealogia.


 


casas


#Dica: os nomes entre chaves { } são dos personagens mortos e isso muda a cada livro.

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos