Categorias

Resenhas

Círculo do Terror - Resenha

17/12/2014 - Fábio Bachi
#terror #blog #Fabio Bachi #resenha

Bebês + cartomantes + demônios possessivos: mistura antiga que funciona, ou não.
circulo
Círculo do Terror é um livro um tanto antigo, escrito em 1996 por Tony Carson (pseudônimo) autor brasileiro. Carson conta a história de um casal (Roy e Susan) prestes a ter seu primeiro bebê e que decidem tirar férias viajando para o litoral. Alguns acontecimentos interessantes dão uma aura de mistério à história, como o ódio da avó de Susan por Roy, que só faz sentido no desfecho da história. No litoral, o casal escuta um conto sinistro de um velho na beira da praia que os assusta e, na manhã seguinte, Susan encontra um objeto na areia que insiste em voltar para perto do casal, mesmo quando começa a dar sinais de “atividades sobrenaturais” e Roy tenta destruí-lo.
Em certo ponto da história, Jessie, uma antiga amiga de Susan, encontra o casal e eles decidem dividir uma casa à beira-mar. A partir daí, o suspense da história cresce de uma maneira incrível. Gritos e vozes sinistras se espalham pela casa, ao mesmo tempo que Roy tenta destruir o objeto encontrado por Susan. Promessas feitas por uma cartomante no início do livro começam a se cumprir e nos fazem questionar se os personagens vão conseguir diferir suas próprias histórias das previsões da cigana.
O livro é daqueles pocket encontrados nas rodoviárias no final dos anos noventa, daqueles que usam resumos exagerados, e daqueles que acabam se perdendo no desfecho. Oras, por que só no desfecho? Simples: percebe-se a construção do clímax durante todo livro, e até então era uma das melhores obras que eu já tinha lido. Sim, é de uma escrita simples, sem grandes desvios e sem muita coisa nova se comparado perante às obras atuais. Particularmente, gosto da construção demorada do clímax, traz um tom de suspense diferente dos livros de terror de hoje em dia, em que as coisas inesperadamente acontecem e quase nunca adicionam grandes acontecimentos na história. Quando a história deveria se fechar e explicar ao leitor o porquê de tais acontecimentos, parece que o autor fica preguiçoso, joga explicações ao ar e todos as aceitam naturalmente como se tudo fizesse sentido. Infelizmente, encontrei mais uma boa história de terror que decepciona no fim, mas isso não significa que a leitura não seja indicada.

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos