Categorias

Resenhas

Guerra dos Tronos - Livro IV: O festim dos corvos - Resenha

21/05/2014 - Taíla Quadros
#A Guerra dos Tronos #Game of Thrones #George R R Martin #aventura #Leya #festim dos corvos #livro IV

Na resenha de hoje vou falar sobre o quarto livro das série Crônicas de Gelo e Fogo. O título “O festim dos corvos” pode se referir à quantidade de corpos de mortos na guerra pelo Trono de Ferro que só aumenta, após as batalhas, os corvos aproveitam o banquete dos corpos deixados para trás.

 
SAM_3034


Os livros IV e V possuem uma estrutura diferente dos demais volumes, por ser cada vez maior o número de personagens na batalha pelo comendo de Westeros, não é possível mais contar todas as histórias em apenas um livro, por isso George Martin opta por dividir o livro IV em dois, dando origem já ao livro V - A Dança dos Dragões. O livro IV trata basicamente dos acontecimentos envolvendo os personagens que estão em Porto Real, além dos Starks sobreviventes que estão espalhados pelos mais diferentes lugares, cada um tentando sobreviver e atingir diversos objetivos. As Ilhas de Ferro trazem novos elementos para a história, com seu próprio rei e seus próprios interesses em jogo.


Para quem já se extasiou com o livro III (A Tormenta de Espadas - resenha aqui) pode se desanimar um pouco com o Festim, o livro é um pouco menor que o anterior e a sua narrativa é mais lenta, com menos ação e muito mais conspiração, os adoradores de sangue e tripas por todos os lados podem se decepcionar. Como eu adoro questões de estratégia e entender cada vez mais a história, gostei bastante desse livro (mas gostei mesmo assim mais do livro III). Aqui começamos a entender mais sobre a história dos Sete Reinos desde antes de tudo o que acompanhamos acontecer, antigas intrigas e alianças são postas à tona para que o leitor possa acompanhar o rumo que cada personagem está tomando. Ninguém está a salvo como sempre e ninguém parece ser o que realmente aparenta. O Festim dos Corvos nem de perto apresenta um desfecho para todas as histórias que estão acontecendo, muitos núcleos para terem seus temas resolvidos e suas histórias explicadas para o público.


Com As Crônicas de Gelo e Fogo aprendemos ainda mais a prestar a atenção em todos os detalhes que são apresentados, pois George Martin não apresenta nada em vão. Haja memória para lembrar o nome de tanta gente e acompanhar todas as linhas e sucessões que vem com as intrigas. #adoro


SAM_3037
 
SAM_3039
 
SAM_3042
 
#Dica: no fim do livro IV temos a explicação do George sobre o porquê da separação dos livros. Jon, Dany e Tyrion are comming! Keep calm and read A Dança dos Dragões.

Veja mais:

As Crônicas de Gelo e Fogo – livro III – A Tormenta de Espadas
As Crônicas de Gelo e Fogo – livro II – A Fúria dos Reis
As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro I – A Guerra dos Tronos

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos