Categorias

Resenhas

O Chamado do Cuco - Resenha

06/01/2015 - Taíla Quadros
#JK Rowling #análise #resenha #livro #o chamado do cuco #robert galbraith #mistério #policial

Robert Galbraith - Editora Rocco - 447 páginas


Então vamos para a primeira resenha de 2015! ÊÊÊÊÊÊ!!! Vamos ver se eu continuo afiada?


O Chamado do Cuco é um romance policial escrito por ninguém mais, ninguém menos que a nossa querida JK Rowling. Para quem ainda não sabia já começamos com uma surpresa. :D Sob o pseudônimo de Galbraith ela tentou manter a publicação sem vínculos ao seu nome, mas como hoje em dia é cada vez mais difícil guardar segredos, a informação veio à tona e o livro teve suas vendas alavancadas. Nada como ter uma boa reputação, não é? Eu particularmente só fiquei sabendo deste livro após essa revelação e ganhei de presente ainda em fevereiro de 2014 de uns certos amigões (oi Fábio, Tássia e Henri o/). Demorou, mas eu consegui! O livro entrou na minha fila de leitura e aí vai o meu parecer.


Começando pela capa que é muito linda *.* Gostei muito das cores, pena que não continua no verso do livro. O título só começa a fica claro depois de um bom tempo de leitura. Acredito que em inglês The Cuckoo’s calling não haja o duplo sentido que vi por aqui. Acredito que o mais adequado seria O Chamado de Cuco, não? (Pergunta para quem já leu a obra)


 SINOPSE: Quando uma modelo problemática morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supõe-se que ela tenha cometido suicídio. O irmão, porém, tem suas dúvidas e pede ao detetive Cormoran Strike para rever o caso.

Strike é veterano de guerra - ferido física e psicologicamente - e sua vida é uma confusão. A investigação lhe dá um salva-vidas financeiro, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no complexo mundo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas - e mais perto ele chega de um perigo terrível.

Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho - O Chamado do Cuco é um livro extraordinário. Apresentando Cormoran Strike, este é o primeiro romance policial de J.K. Rowling, escrito sob o pseudônico de Robert Galbraith.

(Assim como no Morte Súbita, citações...)


Um dos primeiros estilos de literatura que eu me interessei na adolescência foi o romance policial (Agatha Christie e Sidney Seldon, quem nunca?), há anos não leio livros desses autores, mas, vasculhando as minhas memórias, não pude deixar de comparar as obras. O livro de Galbraith é realmente muito bom, mas assim como o Morte Súbita de JK, demorou quase a metade do livro para que eu me sentisse verdadeiramente envolvida pela trama e depois (beeeeem depois), milhões de informações que não conseguimos captar no decorrer da leitura são despejadas como solução do crime. Se eu gostei da trama? Sim, gostei, mas dispensaria boa parte das descrições e situações vividas por Strike que para mim não agregaram nada à história. Consegui gostar de Batman e Robin, não péra, Cormoran e Robin, independente das extensas partes de descrição da vida particular dos dois. Espero que no próximo livro sejamos poupados disso ou, pelo menos, que estes trechos tomem menos tempo da trama.



Fiquei #chatiada por não ter conseguido captar quem era o autor do crime antes do final, posso estar enferrujada nos romances policiais, mas muitas das evidências e conclusões não foram apresentadas durante o livro. Dessa forma, parece mais “fácil” criar um desfecho, pois qualquer um pode ser o culpado, basta voltar as provas contra ele. Desculpe aí, gente, mas foi a minha impressão. Talvez até pelo fato de ter lido em um espaço maior de tempo e com muitas interrupções, posso ter perdido alguns detalhes.


 
Mais de 200 páginas bem cansativas e um final incrivelmente rápido, descrito em duas páginas. Apesar disso, gostei do livro (e da capa, tipo, muito), pela ideia da história e por ter curtido os personagens. Vamos acompanhar as próximas aventuras de Cormoran e Robin.


Curioso sobre a resenha de Morte Súbita? Leia aqui.

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos