Categorias

Resenhas

O cortiço - Resenha

03/06/2014 - Taíla Quadros
#literatura brasileira #Ciranda Cultural #resenha #livro #literatura #o cortiço #aluísio azevedo #naturalismo

E agora, um salto da literatura fantástica para o realismo/naturalismo da literatura brasileira, porque ser eclético é o que há. Estar aberto para diferentes estilos de livros, filmes, comida e pessoas é o que nos torna mais experientes e interessantes. E estou longe de ser a pessoa que crucifica estilos por serem desde ou daquele local, tudo tem o seu contexto e a sua importância na nossa formação cultural.


O cortiço é um livro do escritor brasileiro Aluísio Azevedo publicado em 1890 que retrata as condições de vida do povo de classe baixa da cidade do Rio de Janeiro. De colonização portuguesa e no contexto do fim da escravidão, o livro retrata a vida de diversos personagens habitantes do cortiço do português João Romão. De origem humilde, João trabalhou exaustivamente para montar a sua venda e construir uma espécie de conjunto habitacional da época. O cortiço era alugado pelos mais variados tipos de pessoas. Ao juntar-se com Bertoleza, escrava a qual o dono havia falecido, passaram a trabalhar mais ainda apenas com foco nos desejos de João. O português que não se preocupava com títulos e vaidade, passou a desejar status e melhores condições com a chegada do seu vizinho Miranda. A briga para superar seu vizinho comerciante, percorre toda a narrativa. São retratados a vida e o dia a dia dos moradores como a sedutora Rita Baiana e do casal português Jerônimo e Piedade. Com características muito instintivas e animalescas, os  personagens levam as suas vidas humildes da forma como  conseguem, enfrentam a pobreza, brigas, invasões e traições. O abandono também é retratado, assim como a maldade e a falta de importância dos seres humanos um para o outro.


Considero uma fonte de literatura muito importante para entender diversas visões do nosso Brasil antigo. É muito válida a análise social e do que pode ter mudado, ou não, em todos esses anos.


O livro possui 160 páginas e é escrito com um vocabulário mais elaborado. Acredito que devam haver edições com linguagem mais atual para facilitar o entendimento. O meu exemplar (de papel reciclado e capa simples) comprei em uma liquidação e paguei R$2.75, acreditem.

O meu não é esse da foto, mas é a mesma capa. Não fotografei o que tenho pois ele sofreu um acidente na minha bolsa em uma viagem.

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos