Categorias

Resenhas

O Mágico de OZ - Resenha

19/08/2014 - Taíla Quadros
#blog #resenha #livro #L&PM #mágico #infantil

Escrito no idos dos anos de 1900 pelo autor norte-americano Lyman Frank Baum, a história do Mágico de OZ vem sendo contada para inúmeras gerações e já foi adaptada para as mais diversas formas de literatura, filmes, desenhos, peças e musicais. Você pode achar que é apenas mais uma história para crianças, bem pode ser e pode não ser. Eu li a história recentemente e a linguagem muito me agradou. A aventura de Dorothy e seus amigos, espantalho, leão e homem de lata é encantadora e envolvente. Uma narrativa delicada e com a boa e velha moral da história a ser aprendida por todos.


Recomendo a leitura para quem apenas tinha ouvido falar na história ou para quem já assistir aos filmes e adaptações. Um conto de outra época nos mostra que a literatura é sim algo mágico e que pode conectar pessoas de todos os lugares do mundo independente da sua situação financeira ou social. É de fato, uma história que nos leva a sonhar novamente e desejar viver as aventuras da protagonista como nos tempos de criança.


Conhecer os clássicos, independente do gênero literário enriquece a nossa bagagem cultural, amplia nossa visão de mundo e aumenta o acervo do nosso vocabulário. Para quem tem dificuldade de se prender a uma leitura, é uma excelente recomendação, o vocabulário é acessível, a história se desenvolve de forma agradável e até temos uma reviravolta ao fim da história, caso alguém ainda não conheça o desfecho (eu não conhecia). As referências a esta história estão em diferentes formas de arte e conhecer a sua origem vai abrir muitas portas no seu entendimento e na forma de ver e entender o mundo.


A busca de cada personagem pela parte que lhe faltava e a longa jornada em busca de um mágico que pode resolver todos os problemas e a forma como isso se resolve é uma metáfora simples e incrível.


O exemplar que eu possuo é uma edição de bolso da editora L&PM Pocket e possui 168 páginas. Ganhei de presente de aniversário em 2013 e estava na minha fila de leitura há um tempo. Adorei o passatempo e posso dizer que deixou a minha semana mais leve.

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos