Categorias

Resenhas

O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares - Resenha

19/12/2017 - Taíla Quadros
#filme #resenha #opinião #livro #Editora Leya #Ramson Riggs
O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

Você quer mistério, @? Então vem comigo nessa resenha. Há um tempo atrás eu ouvi falar do livro O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, mas, sabem como é, são tantos livros na fila de leitura que fui deixando para depois. Mas rolou uma promoção muito marota no site do Submarino e o livro estava R$1,90. Não tem como resistir, né?

 

SINOPSEEleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. 

 

Cada coisa, viu...

 

Assim que chegou, já parti para a leitura. Vou confessar que a capa e as fotos que ilustram o livro me deixaram bem ressabiada, principalmente quando li que são fotos de pessoas reais. 

 

 

Quais são as histórias dessas crianças? Se-nhor! Estou pensando nisso até hoje.

 

Bom, mas vamos ao livro. Tudo começa com Jacob e sua vida comum de adolescente não-popular entediado e uma ligação muito sinistra do seu avô. No prefácio, Jacob conta sobre como a sua relação com o avô é estreita e como ele sempre lhe contava histórias de uma casa onde viviam crianças muito especiais que se escondiam de monstros malignos.

 

Depois dessa tal ligação muito estranha e de uma morte trágica e traumática, Jacob vê sua vida mudar totalmente. As últimas palavras de Abe, avô de Jacob, ficam ressoando em sua mente e lhe trazem muitos pesadelos e inquietação. Pois bem, um dos desejos finais do avô de Jacob era que ele encontrasse a ilha e a casa de que ele tanto falava.

 

O guri dá um jeito de ir para a ilha e descobrir o tal orfanato onde seu avô foi criado e aí começam as descobertas. Pensa numa tensão. Eu li esse livro em um final de semana, pois queria muito saber o que iria acontecer. Todo o tempo tem algo escondido e à espreita do nosso protagonista. Como não sou adepta de sustos e filmes de terror, estava bem apreensiva com essa obra, mas pode relaxar, que vai dar tudo certo. O livro tem os seus momentos de tensão, mas fica bem longe do terror e parte muito mais para uma aventura.

 

As revelações são muito boas e, para minha agonia, não temos uma conclusão da história, já que se trata de uma triologia. Muitas coisas são esclarecidas, mas parece que a aventura mesmo vai ficar para os próximos livros.

 

O que me incomodou um pouco é o final do livro é muito rápido e se resolve de uma maneira muito simples perto de todo o perigo que parecia estar vindo. O que o autor deu a entender mesmo é que só nos próximos volumes que os embates reais vão acontecer.

 

Ah, e se você assistiu o filme, esquece, vai ler o livro que é muito melhor. Visualmente a adaptação é maravilhosa, mas se perde muito da história original, principalmente das partes que te fazem criar vínculos com os personagens. Sem contar que, de um certo ponto em diante a história não tem NADA A VER com a obra. Eu assisti o filme logo depois de ter terminado o livro e fiquei ofendidíssima com as escolhas para o filme. Não tem bom senso que releve tantas mudanças. O filme é bacana, mas se torna muito mais infantil que o livro e isso decepcionou bastante.

 

 

Você já leu? Já assistiu? O que achou?

 

O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares - Ransom Riggs - 336 páginas - Editora Leya

Clique aqui para comprar esse livro.

 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos