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Resenha - Contágio: Por que as Coisas Pegam

20/10/2020 - Taíla Quadros
#resenha #livro #redes sociais #Contágio

Sinopse:

 

O que torna as coisas populares?

 

Se você respondeu propaganda, pense de novo. As pessoas não dão mais tanta importância aos anúncios, elas escutam opiniões. Mas por que as pessoas falam mais sobre certos produtos e ideias que outros?

 

Por que algumas histórias e boatos são mais infecciosos?

 

E o que faz um conteúdo online tornar-se viral?

 

Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton, passou a última década respondendo essas perguntas. 

Ele estudou por que artigos do New York Times chegam a Lista dos Mais Enviados por e-mail, por que produtos geram boca a boca, e como a influência social define desde os carros que compramos às roupas que vestimos e os nomes que damos a nossos filhos.

 

Neste livro, Berger revela a ciência secreta por trás do boca a boca e da transmissão social. Descubra como seis princípios básicos impelem todos os tipos de coisas a se tornarem contagiosas, de bens de consumo a iniciativas políticas, boatos no ambiente de trabalho e vídeos no YouTube.

 

Contágio combina pesquisa inovadora com histórias poderosas. Entenda como uma churrascaria de luxo conquistou popularidade com o humilde sanduíche de filé com queijo, por que comerciais antidrogas podem na verdade ter aumentado o uso de drogas, por que mais de 200 milhões de consumidores compartilham um vídeo sobre um dos produtos aparentemente mais sem graça que existe: um liquidificador.

 

Se você já se indagou como é que certas histórias são compartilhadas, e-mails são encaminhados ou vídeos tornam-se virais, Contágio explica por que e mostra como alavancar conceitos para elaborar conteúdo compartilhável.

 

Este livro oferece um conjunto de técnicas específicas aplicáveis para ajudar a disseminar informação — produzir mensagens, anúncios e informações que as pessoas irão compartilhar. Quer você seja gestor em uma grande companhia, um pequeno empresário tentando aumentar a visibilidade, um político concorrendo a um cargo ou um agente de saúde tentando espalhar uma informação, Contágio vai mostrar como fazer seu produto ou ideia pegar.

 

Resenha:

 

Como li o livro virtual não vamos ter um book do nosso amiguinho por aqui. Apenas a foto simbólica para representar essa leitura.

 

Trabalho com marketing digital e sempre temos que nos mantermos atualizados sobre os temas e conceitos da área.  Já havia ouvido falar há um tempo dessa obra e, quando surgiu um super desconto no Google Books, aproveitei.

 

Berger traz para os leitores 6 conceitos baseados em anos pesquisas e não como os gurus do marketing digital fazer por aí, baseados nas invenções da cabeça deles, para entender por que certos conteúdos viralizam e outros não.

 

Por incrível que pareça, temos alguns padrões e é bem importante entendermos esses conceitos para melhorarmos os nossos conteúdos, mas seguir receitas de bolo não é o caminho e não via te garantir viralizar todos os seus conteúdos. É importante sempre pensar na qualidade do que você vai postar para o seu público e não apenas em criar um perfil para caçar likes.

 

Mas, sim é muito importante conhecermos os mecanismos e ferramentas que podem nos ajudar a alcançar de forma mais efetiva e eficaz o nosso público-alvo.

 

Vamos aos conceitos então?

 

1. Moeda social: é bom mostrar para os outros o quanto somos descolados, né?

“O “compartilhamento pessoal” nos acompanha por toda a vida. Contamos aos amigos sobre nossas compras de roupas novas e mostramos aos membros da família o artigo que estamos mandando para o jornal local. Esse desejo de compartilhar nossos pensamentos, opiniões e experiências é um motivo pelo qual a mídia social e as redes sociais on-line tornaram-se tão populares.”

 

2. Gatilhos: a lista é infinita, mas compre agora, faça parte do grupo vip que são poucas vagas, entendeu? ;)

“Os gatilhos podem ajudar produtos e ideias a pegar, mas alguns estímulos são gatilhos melhores que outros. Conforme discutimos, um fator-chave é a frequência com que um estímulo ocorre.”

“Também é importante selecionar gatilhos que ocorram perto de onde o comportamento desejado tem lugar.”

 

3. Emoção: seja bom seja ruim, me faça sentir algo

“Ao percebermos o importante papel que a excitação emocional poderia desempenhar, voltamos aos nossos dados. Apenas para recapitular: até então havíamos verificado que o assombro aumentava o compartilhamento e que a tristeza o diminuía. Mas em vez de uma simples questão de emoções positivas aumentarem o compartilhamento e de negativas o diminuírem, verificamos que algumas destas, como raiva ou ansiedade, na verdade aumentavam o compartilhamento. Seria a excitação emocional a chave para o enigma?”

 

4. Público: sua mãe já te disse que você não é todo mundo?

“Mas a palavra-chave aqui é “visão”. Se é difícil ver o que os outros estão fazendo, é difícil imitar. Tornar algo mais observável facilita a imitação. Portanto, um fator-chave para fazer um produto pegar é a visibilidade pública. Se algo é criado para aparecer, também o é para crescer.”

 

5. Valor prático: porque o “como fazer” é o conteúdo mais buscado no YouTube

“As pessoas gostam de passar informações práticas e úteis adiante. Novidades que os outros possam usar.”

 

6. Histórias: o bom e velho storytelling chegou para ficar

“Ao revesti-la com uma história, esses primeiros autores garantiram que ela fosse passada adiante – e talvez até mais acreditada do que se as palavras da lição fossem faladas de forma simples e direta. Isso acontece porque as pessoas não pensam em termos de informação. Pensam em termos de narrativa. Porém, enquanto enfocam a história em si, a informação vai de carona.”

 

E aí, bora aplicar essas dicas?

 

Sobre o autor:

 

Jonah Berger é professor assistente de marketing da Wharton School na universidade da Pensilvânia. Publicou dezenas de artigos em jornais acadêmicos de primeira linha, e matérias populares sobre seu trabalho apareceram em lugares como New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Science, Harvard Business Review, Wired, Business Week e Fast Company. A pesquisa de Berger também foi apresentada na edição anual "Years in Ideas" da New York Times Magazine. Ele foi agraciado com prêmios por estudo e ensino, inclusive o título de "Iron Prof" de Wharton. Berger vive na Filadélfia, Pensilvânia.

Fonte: Google Books

 

Contágio: Por que as Coisas Pegam - Jonah Berger – 198 páginas - Editora Alta Books

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