Categorias

Resenhas

Resenha sobre o livro A princesa salva a si mesma neste livro

05/05/2020 - Taíla Quadros
#resenha #livro #poesia #Editora Leya #mulheres #A princesa salva a si mesma neste livro #mulheres fortes

Sobre o livro:

 

“a história de

 uma princesa

que virou

donzela

que virou

rainha.”

 

Sinopse:

 

Amor e empoderamento em versos que levam os contos de fada à realidade feminina do século XXI A princesa salva a si mesma neste livro, de Amanda Lovelace, é comparado ao fenômeno editorial Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, com o qual compartilha a linguagem direta, em forma de poesia, e a temática contemporânea.

 

É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Não à toa A princesa salva a si mesma neste livro ganhou o prêmio Goodreads Choice Award, de melhor leitura do ano, escolha do público. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes ("A princesa", "A donzela", "A rainha" e "Você"), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência.

 

Ah, os livros...

 

Minhas impressões:

 

Ai, o empoderamento feminino e toda a sua maravilhosidade. Traz coisas boas para as nossas vidas, com toda a certeza. Faz a gente enxergar o próprio valor e parar de fica rastejando pelas migalhas da vida? Sim, senhora. É difícil e te custa muito esforço, força de vontade e perseverança? Sim. Te deixa com muitas dúvidas pensando se esse é o caminho certo, se não é mais fácil se conformar e simplesmente seguir a maré? Sem dúvidas.

 

Mas, o que seria de nós sem nós mesmas?

 

O que seriam de todas as mulheres se algumas não tivessem começado?

 

Se é difícil para nós hoje, imagina há tantos anos atrás quando muitas mulheres tidas como loucas ou histéricas começaram a lutar por direitos iguais, nas finanças, no amor, na política, nos empregos. Muito se fez e ainda percebemos o quanto ainda estamos para trás.

 

Amanda Lovelace traz para nós em A princesa salva a si mesma neste livro uma série de poesias que falam sobre você, sobre mim, sobre todas nós. Cada página traz situações que foram vividas por muitas de nós e de um jeito tão sensível, tão doído, mas tão sincero, faz com que a gente se demore a cada página revivendo lembranças, remoendo o passado e compreendendo a nossa caminhada.

 

O livro possui quatro partes e cada uma com uma temática da vida das mulheres, um processo de construção lindo, difícil e dolorido que traz identificação com todas nós em algum momento.

 

Todo esse processo de construção pessoal vem bem ao encontro ao título do livro, se não formos nós mesmas, quem vai vir nos salvar?

 

A dedicatória é bem lindinha, em memória a um tal menino de raio na testa que sobreviveu e que serviu de inspiração em muitas infâncias e pré-adolescências por aí.

 

Somos todas princesas, rainhas, donzelas, leoas. Somos o que quisermos vamos bancar isso até o fim.

 

O seu primeiro amor, deve ser o amor-próprio.

 

"a história

de cada um de nós

conta

várias e muitas

histórias,

diferentes e iguais

a tantas e tantas

outras.

uma história que não é nossa

pode nos contar também

sobre quem somos.

 

era uma vez uma garota

que era princesa.

E garota cresceu e virou

donzela.

cresceu mais um pouco

e virou rainha.

 

parece simples,

mas não é.

leva tempo,

amor,

superação e

dedicação para

conhecer a si mesmo.

leia e descubra-se."


O meu livro veio com um imã de geladeira de brinde.

 

Sobre a autora:

 

Amanda, aclamada como uma das principais vozes de sua geração, constrói uma narrativa poética de tons íntimos e cotidianos que acolhe o leitor a cada verso, tornando-o cúmplice e participante do que está sendo dito. Devoradora de palavras e leitora ávida e apaixonada de contos de fadas desde a infância, era natural que Amanda Lovelace começasse a escrever seus próprios livros. E foi o que ela fez. Quando não está lendo ou escrevendo, pode ser encontrada aguardando seu café com especiarias para voltar à maratona de temporadas de Gilmore Girls. Poeta vitalícia e atual contadora de histórias, mora em New Jersey com seu noivo, seu gato temperamental e uma coleção de livros tão grande que em breve precisará de uma casa só para ela. Bacharel em Literatura Inglesa, cursou também Sociologia. A princesa salva a si mesma neste livro é sua estreia na poesia e o primeiro livro da série Women are some kind of magic”. Seu site oficial é www.amandalovelace.com, mas Amanda também pode ser encontrada como ladybookmad no Twitter, Instagram e Tumblr (ainda não descobriu como funciona o Snapchat).

 

A princesa salva a si mesma neste livro - Amanda Lovelace - 208 páginas - Editora Leya 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e se cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos