Categorias

Resenhas

Resenha - Fica Livre da tua Doença

23/03/2021 - Taíla Quadros
#resenha #livro #fica livre da tua doença

Sobre a obra:

 

"O livro tem por objetivo mostrar como a saúde do corpo e a da alma são a saúde da pessoa e que, por tanto, não se pode separar os cuidados médicos da busca de uma vida espiritualmente sadia. O ser humano é um todo e a medicina deve abordá-lo como tal, por isso a denomina medicina holística; a terapia holística foi praticada desde a Antiguidade, pelo próprio Hipócrates.

 

Quando tomamos consciência da medicina natural estamos, no fundo, voltando às perspectivas holísticas das origens; a medicina é um verdadeiro sacerdócio e o sacerdócio, medicina, pois o padre não pode descurar de cuidar dos que o procuram, na sua busca de Deus.

 

Enquadrado por essas perspectivas, o autor desenvolve com sabedoria e bom senso, a análise minuciosa dos sistemas que compõem a totalidade do ser humano e mostra as fontes de que provêm os desregramentos, apontando sempre, em primeiro lugar, um caminho de restauração e de integração das forças vitais, em vista da superação das perturbações, que são as doenças.

 

Desde o início, porém, insiste, que se trata de orientações a serem consideradas na sua generalidade e que, de modo algum, pretendem substituir o diagnóstico indispensável em cada caso nem, muito menos, levar a automedicação. Os diversos sintomas de desregramentos que enchem a vida de todas as pessoas devem ser interpretados como alertas para a correção da maneira de viver, a começar pela alimentação e pela maneira de cuidar do próprio corpo.

 

Desde que se tenha uma vida e uma alimentação saudáveis, a maioria das doenças desaparece. Tendo sido tocado no meio da multidão por uma mulher que há doze anos sofria de hemorragia, Jesus sentiu que uma força havia saído dele. A mulher teve que se apresentar, e Jesus observou que a fé a havia salvado, ordenando que "ficasse livre de sua doença". Essa expressão do Evangelho de Marcos (5,34) inspirou o título da obra."

 

Resenha:

 

Eu sempre vi muita ligação entre a nossa saúde e o que nós comemos e sentimos.

 

O nosso corpo sente os mesmos estímulos que a nossa mente. Já parou para pensar nisso?

 

No livro Fica Livre da tua Doença, o autor Paulo Wendling, faz uma abordagem holística, que seria uma abordagem de tratamento médico baseada na teoria de que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam como um todo integrado, não te faz lembrar do famoso Mente são, corpo são?

 

A obra faz parte da coleção Cuidando da Saúde que traz livros para quem deseja ter mais qualidade de vida com recursos simples e da natureza.

 

Então a partir daí ele passa a desenvolver a obra falando de cada parte do nosso corpo, dividindo o livro entre:

 

- Sistema Digestório: falando de intestino, colesterol, triglicerídeos, fígado, diabetes, vesícula, estômago, obesidade.

- Sistema Respiratório: gripe, rinite, sinusite, bronquite e asma.

- Sistema Circulatório: hipertensão, coração e anemia.

- Sistema Sensorial: olhos, miopia, astigmatismo, conjuntivite.

- Sistema Reprodutor (feminino e masculino): infertilidade, miomas, nódulos, próstata.

- Sistema Urinário: problemas renais e de bexiga.

- Sistema Esquelético: osteoporose.

- Doenças Reumáticas: equilíbrio, tipos de alimentos,...

- Insônia: o que pode provocar e o que favorece o sono.

- Depressão: recursos naturais para auxiliar no tratamento.

- Câncer: o câncer no contexto da vida moderna, o que enfraquece as nossas células,...

 

O livro não fala e nem promete curar miraculosas. O conceito aqui é sobre entender o que como a gente lida com os nossos sentimentos, com o que nos acontece, o que a gente consome e se alimenta. O autor traz diferentes sintomas que podem acometer os órgãos e partes dos nosso corpo e sugestões de tratamentos naturais.

 

Cabe sempre lembrar que os tratamentos naturais não substituem as suas consultas ao médico especialista. A ideia aqui é trazer alternativas para você repensar sua vida e sua relação com os alimentos e suas emoções.

 

Eu ganhei esse livro depois de passar por um longo período de stress na minha vida e ver a minha saúde indo para o ralo, com muitos exames alterados e sem ter o controle do que me fazia bem e do que me fazia mal.

 

Liberar o stress levou um tempo, mas aos poucos, com os tratamentos adequados e uma mudança constante de mentalidade, valorizando minha saúde física e mental e adotando novos hábitos de alimentação, pode me sentir bem melhor. Não foi um processo do dia para a noite, e uma jornada contínua onde sempre vamos conhecendo mais e mais de nós mesmos. Um caminho que vale muito a pena ser trilhado. Experimente!

 

“A vida é sempre um mistério, por mais que a gente tente compreendê-la.”

 

Sobre o autor:

 

Nasceu em 31 de dezembro de 1954, em Walachai, hoje Morro Reuter. Foi morar em Dois Irmãos em 1958. Iniciou os estudos em 1962, na Escola Prof. Carlos Rausch, Vale Direito, em Dois Irmãos. Ingressou no seminário, em Gravataí RS, em 1968, onde concluiu o colegial, em 1973. Em 1974 iniciou o ensino superior no curso de Filosofia, no Seminário Maior em Viamão e em 1976, Teologia na PUC, em Porto Alegre, RS. Em 08 de novembro de 1980 foi ordenado sacerdote, na cidade de Dois Irmãos RS. Desde fevereiro de 1982 mora e trabalha em Novo Hamburgo.

 

Fonte: Amazon

 

 

Fica livre da tua doença - Paulo Wendling - 184 páginas - Editora Paulinas

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos