Categorias

Resenhas

Resenha sobre o livro O Código da Inteligência

22/09/2020 - Taíla Quadros
#augusto cury #resenha #livro #o código da inteligência

Sinopse:

 

Vivemos numa sociedade que preza o treinamento, mas nos esquecemos de treinar nossa mente para suportar os dias difíceis. Buscamos excelência profissional, mas deixamos de ser excelentes pais, amigos e cônjuges. Somos especialistas em fazer cálculos matemáticos, mas negligentes em calcular o valor das relações.

 

Como reverter esse quadro? Como recuperar a verdadeira essência do ser humano? Basta aprendermos a desvendar os códigos da inteligência, que são as ferramentas fundamentais para desenvolver o imaginário, a capacidade de superação, a autoestima, as potencialidades intelectuais e a saúde física e psíquica de cada um de nós.

 

Resenha:

 

Todos nós queremos utilizar sempre mais a nossa capacidade mental, não é mesmo? Sermos cada vez mais eficazes profissionalmente e livres emocionalmente. Augusto Cury nos traz em O Código da Inteligência oito códigos e como podemos desvendá-los para melhorar nosso desempenho de uma forma geral.

 

Listo aqui os tópicos abordados no livro conforme divulgação. Como não é uma história, não conta como spoiler e fica para você consultar e ver se a leitura faz o teu tipo.

 

Código do Eu como gestor do intelecto: quem decifra esse código preserva sua saúde psíquica, torna-se tranquilo e sereno, valoriza sua qualidade de vida e não se molda pela opinião dos outros.

 

Código da autocrítica: é o código de quem é paciente, tolerante e pensa nas consequências dos seus atos. Ele possibilita desenvolver a habilidade de reagir de forma sábia diante dos focos de tensão.

 

Código da resiliência: aumenta a capacidade de se adaptar e sobreviver às intempéries da vida, tornando a pessoa segura, estruturada, sem medo do fracasso.

 

Código do altruísmo: as pessoas que o dominam são generosas, influenciadoras, solidárias. Possuem grande capacidade de se doar e de se colocar no lugar do outro.

 

Código do debate de ideias: é o código da ousadia e da segurança. Quem o desvenda é determinado, participativo, flexível e sabe aonde quer chegar.

 

Código do carisma: é o código das pessoas encantadoras, agradáveis e inspiradoras, que têm incrível capacidade de liderança, não suportam o tédio e vivem a vida plenamente.

 

Código da intuição criativa: versátil e criativo, aquele que domina esse código reage de forma inteligente em situações estressantes.

 

Código do Eu como gestor da emoção: ajuda a desenvolver a autoestima e a estabilidade emocional. Quem o decifra é criativo, produtivo e construtor de novas ideias.
 

A obra traz também algumas armadilhas da mente que podem bloquear a nossa mente e a nossa saúde mental. Muito importante cuidar da saúde da nossa mente, né.

 

Este é um livro que fica entre os mais técnicos do autor, pois traz as informações de forma direta e não tem uma história permeando tudo que irá nos trazer uma lição com em outras obras do autor.

 

A leitura é interessante para quem gosta de entender como funciona a nossa mente e como podemos fazer para abrir as janelas que muitas vezes nos bloqueiam de enxergar mais longe. A compreensão de que muitas vezes as coisas que aconteceram no nosso passado interferem diretamente no que vivemos no nosso presente.

 

Sempre fui interessada em me conhecer melhor, então todos esses livros sobre conhecer cada vez mais os aspectos no nosso corpo e da nossa mente são bem interessantes para a gente se conhecer melhor e pensar mais sobre o que podemos fazer por nós mesmos para melhorarmos cada vez mais.

 

O bom que o autor traz o viés pessoal e emocional além do profissional, pois já foi a era de que só temos que melhorar a nossa performance no trabalho, esquecendo que temos que cuidar do nosso interior e o quanto isso faz a diferença na nossa vida como um todo.

 

Essa leitura faz o teu tipo? Fala aqui nos comentários.

 

 

Sobre o autor:

 

Augusto Cury é psiquiatra, cientista, pesquisador e escritor. Publicado em mais de 60 países, já vendeu, só no Brasil, 24 milhões de exemplares de seus 39 livros, sendo considerado o autor brasileiro mais lido na atualidade. Entre seus sucessos estão Armadilhas da mente, O futuro da humanidade, A ditadura da beleza e a revolução das mulheres (Editora Arqueiro); Pais brilhantes, professores fascinantes, Nunca desista de seus sonhos (Editora Sextante); O vendedor de sonhos, O colecionador de lágrimas (Planeta); Ansiedade: como enfrentar o mal do século e Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros (Saraiva). É autor da Teoria da Inteligência Multifocal – usada em teses de mestrado e doutorado na área de psicologia e ciência da educação –, que trata do complexo processo de construção de pensamentos, dos papéis da memória e da formação do Eu.

 

Fonte: Amazon

 

O Código da Inteligência - Augusto Cury – 190 páginas – Editora Thomas Nelson Brasil

Clique aqui para comprar esse livro.

 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos