Categorias

Resenhas

Um amor depois do outro - Resenha

21/02/2017 - Taíla Quadros
#amor #resenha #opinião #livro #crônicas #Ivan Martins #Harper Collins
Um amor depois do outro

Ah, o amor. Aquele que nos enche de alegria, esperança e faz a vida parecer muito mais fácil. Mas, e quando ele acaba? O que sobra? Dor? Sofrimento? É possível recomeçar?

 

Capa fofolete :)

 

SINOPSE: Ivan Martins tece com maestria, delicadeza e bom humor uma série de observações sobre o cotidiano de nossas paixões, sejam novos ou velhos amores, filhos ou amigos. O amor é um país sem preconceitos, e em suas histórias Ivan mostra que não basta amar: é preciso também libertar. Trazendo crônicas que fizeram sucesso em sua coluna semanal no site da Época e outras inéditas, Um amor depois do outro tem tudo para ser uma daquelas paixões avassaladoras que vão mudar a vida de qualquer leitor. No mínimo deixará as boas lembranças de um doce amor de verão.

 

Esse livro fala justamente disso. O que fica depois que o amor acabou, as várias formas de amar, as dúvidas, as incertezas, o recomeço. Acompanho a coluna do Ivan Martins na revista Época há um tempo e sempre gostei dos textos dele. Quando vi que ele havia lançado o livro, fiquei namorando um tempão a obra até comprá-la e, bom, foi bem o que eu esperava. É muito bom ler um livro que a gente quer tanto e fica sempre a dúvida, ler rápido para satisfazer a curiosidade logo ou ler bem devagarinho para prolongar o prazer da leitura? Confesso que me dividi nessa escolha e estava lendo uma ou duas crônicas por dia apenas. Sim, esse livro é uma seleção de textos do jornalista, todas tendo como foco o mesmo tema, o amor. Eu, como gosto muito do tema, óbvio que me interessei pela leitura. Os textos são bem leves e falam muito do cotidiano de todos nós.

 

Tempo...não é o tipo de coisa que se divida com qualquer um.

 

Uma coisa que me incomodou um pouco na obra foi a divisão: homens são assim, mulheres são assado. Não gosto de justificar as atitudes das pessoas, sejam ela negativas ou positivas, como se fossem apenas uma característica do seu gênero. Somos pessoas e pessoas fazem coisas erradas e coisas certas, têm mais dificuldade com alguma coisa e outra com outra, não homens e mulheres que já vêm em caixas e com manual de fábrica, sei que foi para generalizar, mas somos muito mais complexos do que isso e é muito importante pensarmos sobre isso antes de arrumar desculpas para as nossas próprias atitudes.

 

O que faz a diferença é o que fica.

 

Para quem curte uma leitura rápida e tranquila essa é uma ótima dica. O autor não trata o amor com foco em príncipes encantados e grandes lutas para a conquista do amor eterno, não temos receitas, mas compartilhamentos de experiências e dicas de quem já passou pelo que estamos passando (você com certeza vai se identificar com algumas das histórias). É uma mistura de papo de bar, com conversa com um amigo sábio e que tem muita experiência para compartilhar sobre sentimentos humanos e convivência que vai te mostrar que a vida é assim mesmo, uma sequência de erros e acertos, com uma coisa de cada vez, com um amor depois do outro.

 

Um amor depois do outro - Ivan Martins - 239 páginas - Editora Harper Collins Brasil

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clique aqui e se cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos