Categorias

Resenhas

Um Porto Seguro - Resenha

10/11/2015 - Taíla Quadros
#resenha #Nicholas Sparks #romance #livro #Um Porto Seguro #Novo Conceito #Julianne Hough #Josh Duhamel

Ah, o amor... O que a gente sempre procura, dificilmente encontra e quando dá de cara com ele nem sabe o que é. Mas quando é o Nicholas Sparks falando, aí a coisa muda de figura.

 

SINOPSE: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

 

Das coisas que as mulheres temem, a violência física está no topo da lista e abordar esse assunto certamente já cria uma forte conexão com as leitoras. Agora, junte isso ao fato de ela não ser dependente de um homem para conseguir sobreviver (leitoras como eu espicham o olho) e a ela finalmente conhecer o príncipe encantado, pronto. Mulheres sem fim suspirando pelo livro. O que eu falei ali não foi spoiler porque já está nos trailers do filme e na sinopse do livro.

Fala de Alex no livro Porto Seguro

["É assim que a vida funciona. Na maior parte do tempo nada é fácil. Temos simplesmente que tentar fazer o melhor que pudermos."]

 

Gostei de os capítulos do livro serem intercalações do momento atual de Katie, seu passado e as investigações de Kevin. Os detalhes da vida passada de Katie são apresentados aos poucos e vão causando cada vez mais revolta, ao mesmo tempo em que você vai percebendo a loucura obsessiva de Kevin.

 

Curti os momentos finais de aventura e o fim da história, mas confesso que nesse livro não me fez chorar como os outros. :p

Pnesamentos de Katie do livro Um Porto Seguro

["...para Katie, havia algo parecido com uma revelação: perceber que, após tantos anos, momentos felizes como aqueles podiam existir. E qu talvez, algum dia, ela teria a possibilidade de viver dias parecidos como aqueles no futuro."]

 

Ah e sobre a revelação final, achei legal, mas meio desligada do resto da história...

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks - 414 páginas - Editora Novo Conceito

 

 

O FILME

 

Estou adotando uma técnica diferente para a leitura de livros com adaptação para o cinema: primeiro assisto ao filme e depois leio o livro. Desta forma, se eu gostar do filme com certeza vou achar o livro melhor ainda. Tem funcionado. A narrativa do livro é bem diferente do filme, bem diferente mesmo, e muitas situações foram adaptadas, mas a casinha da Katie continua lá, não sei por que, mas simpatizei muito com a cabana descrita no livro, mesmo caindo aos pedaços. :p

 

 

Claro que, por já ter visto o filme, a minha imaginação não precisou trabalhar tanto assim para imaginar os lugares, as cidades e os personagens. O bacana é ir descobrindo os novos lugares, os novos fatos e motivações. No livro, a situação de Katie é descrita em diversos capítulos intercalados com a situação atual. A motivação para a fuga é um pouco diferente e não é tão simples assim. É de se admirar a personagem, diferente de outras que estão apenas esperando a vida passar. Katie sofreu muito e lutou sozinha para se libertar de tudo o que a prejudicava. Na vida real, dificilmente acredito que alguém conseguisse tal fuga, mas não custa sonhar que mais mulheres possam encontrar formar de se libertar de tanto sofrimento.

 

 

Achei que o filme possibilita mais a criação do clima de suspense, tanto até descobrirmos a história de Katie quanto com as cenas finais do filme. Muitas situações foram modificadas, mas os pontos e fatos principais foram mantidos. Alguns pontos que estão sem resposta no filme são esclarecidos no livro, como, por exemplo, como Katie conseguiu um emprego e alugou uma casa com um nome falso.

 

O trailer não é muito empolgante, mas dá para deixar com uma leve curiosidade.

 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos