Categorias

Resenhas

Um teto todo seu - Resenha

26/06/2018 - Taíla Quadros
#resenha #livro #mulheres #Editora Tordesilhas #Virginia Woolf

É tiro que você procura? Aqui você encontra, meu querido! Da série presentes que amamos, O livro Um teto todo seu da autora Virginia Woolf é daqueles que fazem você ficar pensando ainda muito tempo depois de ter terminado a leitura e com certeza fazem muitas discussões surgirem.

 

SINOPSE: Baseado em palestras proferidas por Virginia Woolf nas faculdades de Newham e Girton em 1928, o ensaio Um teto todo seu é uma reflexão acerca das condições sociais da mulher e a sua influência na produção literária feminina. A escritora pontua em que medida a posição que a mulher ocupa na sociedade acarreta dificuldades para a expressão livre de seu pensamento, para que essa expressão seja transformada em uma escrita sem sujeição e, finalmente, para que essa escrita seja recebida com consideração, em vez da indiferença comumente reservada à escrita feminina na época.

 

A sinopse já diz muito sobre a obra que traz pensamentos incrivelmente relevantes e chocantemente atuais, chocante porque a obra foi escrita em 1928/1929 e é incrível pensar como muitas coisas continuam acontecendo na nossa sociedade.

 

Não foi nada fácil para as pioneiras...

 

A autora faz uma análise da situação das mulheres desde o tempo do Shakespeare até as suas contemporâneas para descobrir qual o papel das mulheres na escrita de ficção e chega a conclusões que nos deixam pensando muito. Mostra o papel das mulheres naquele tempo, o que era esperado delas, o que elas podiam fazer ou não e o que as impedia de serem artistas, de levarem a vida dessa forma, de serem respeitadas nesse meio.

 

Woolf cita pensamentos de estudiosos da época sobre a sua visão das mulheres e te digo que são de nos deixar de queixo caído. Cada coisa que ninguém sabe daonde veio que vou te contar. É de causar indignação como alguns dessas pensamentos foram “maquiados” para o nosso tempo e continuam vigorando entre nós. Como nós mesmas duvidamos da nossa capacidade e como vimos como normal estarmos sempre em posição de desvantagem.

 

O que uma mulher precisa para poder escrever?

 

Ela cita diversas autora (que já coloquei na minha lista de desejados) e seus percalços para adentrar no mundo da escrita. Muito bom saber mais sobre esses nomes, dentro do possível, pois pouco se sabe sobre a maioria das autoras de outros tempos. Woolf completa algumas lacunas com a sua imaginação e baseada em fatos da época.

 

Ao final do livro, temos um posfácio, escrito pela escritora e crítica literária Noemi Jaffe, alguns trechos do diário de Virginia Woolf e uma linha do tempo com alguns fatos de sua vida.

 

Esse livro realmente me fez pensar sobre muitas coisas, nos encoraja a continuar buscando o nosso espaço em todos os ambientes e a consumir cada vez mais os conteúdos produzidos por essas mulheres maravilhosas.

 

Um teto todo seu - Virginia Woolf - 189 páginas - Editora Tordesilhas

Clique aqui para comprar esse livro.

 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e se cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos