Categorias

Crônicas

Viva por si mesmo

25/09/2014 - Taíla Quadros
#amizade
Certas coisas devemos fazer por nossa própria conta. Viver é uma delas.
Aprendi isso levando uma rasteira atrás da outra. No início, acreditava que a culpa era sempre do outro, aquele ser que me persegue e quer me ver mal, para baixo. Com o tempo, percebi que existem sim pessoas que querem nos ver passando por maus lençóis e, felizmente, essas pessoas são a minoria. O tipo de pessoa em que eu mais tropecei, foi o mesmo tipo que o meu. Pessoas em busca dos seus sonhos e desejos, umas frágeis, outras, nem tanto. A duração dos encontros variou muito. Dependeu do tipo de relação que nos unia por aquele determinado período. Percebi que o meu erro, sempre foi acreditar que a capacidade de doação de cada um é a mesma e é imensa. Por mais que seja bom e extremamente gratificante ajudar e apoiar todos que estão ao nosso redor, percebi que muitas vezes nos preocupamos muito em resolver os problemas dos outros e pouco olhamos para nós mesmos. E pior, quando ninguém parece disposto a estender a mão, ficamos furiosos, pois não é dessa forma que eu agiria, eu te ajudei tanto e agora você some?
A lição disso tudo? É confusa e complexa. É simples, mas requer muita reflexão. Temos que aprender a ponderar. Devemos ser mais generosos com o próximo, sem nos importarmos com a recompensa. E é aí que nos decepcionamos. Cobramos o troco da vida. Desejamos o retorno imediato pelas nossas boas ações, logo elas não foram realizadas totalmente isentas de segundas intenções. E mais uma dúvida no ar: vale ajudar ao próximo esperando a recompensa? Se é certo ou não, eu não sei, mas o que aprendi é que quem sofrerá com esta expectativa/frustração é apenas você.
Viva a sua vida de forma mais plena possível, ajude sim, esteja ao lado sim. Isso sempre será louvável. Se o outro não retribuir, se ele nunca estiver lá quando você precisar, se ele sumir apenas nos seus maus momentos, bom, fica ao seu critério como você vai agir no futuro com essa pessoa. Contudo, não se frustre, você fez a sua parte, fez o seu melhor, continue fazendo isso por você.
[caption id="attachment_649" align="aligncenter" width="250"]09 Fonte: Pinterest[/caption]
comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos