Categorias

Games e literatura

Uncharted

08/04/2015
#games #resenha #jogos #video game #livro #aventura #uncharted #PlayStation

E aí pessoal tudo certo? Então, demorou, mas chegou o Game in Books desse mês. Para quem não sabe estive bastante ocupado no último mês (de férias com a queridíssima Taíla Quadros, porque ninguém é de ferro, né), então foi aquele momento de botar os pés pra cima e relaxar um pouco. Mas agora voltamos! E voltamos para falar de um livro/jogo incrível, que muitos de vocês ja devem ter jogado ou visto alguem jogar em algum momento: Uncharted! Bóóóó...pois é galera esse foi o Game in Books escolhido do mês.

 

Uncharte é um jogo de ação/aventura em terceira pessoa. Sem dúvidas, ele é hoje a principal franquia da Naughty Dog, empresa desenvolvedora do game. Uncharted: Drake's Fortune foi anunciado na E3 (Electronic Entertainment Expo, o maior evento de tecnologia focado exclusivamente no mercado de jogos eletrônicos) de 2006, porém somente no final de 2007 foi para as prateleiras das lojas e da Playstation Store, onde vendeu mais de um milhão de cópias em dez semanas, tá bom assim?

 

Sobre a História

Aqui vamos falar resumidamente das 3 edições como um todo para não dar spoilers. O nosso protagonista chama-se Nathan Drake que é um caçador de fortunas, um homem de ação e descendente do lendário Sir Francis Drake. A base das histórias em Uncharted 1, 2 e 3 são semelhantes, onde um rumor surge a respeito de um tesouro perdido e escondido nos confins de onde Judas Perdeu as Botas, aí, la se vai nosso amigo descobrir pistas, que levam a outras pistas, que levam a outras pistas e assim sucessivamente até que...vocês terão que jogar porque eu não vou contar. Hehehe Eu, como um bom gamer, não vou tirar de vocês o prazer de saber o que acontece no final do jogo. Em sua jornada, Nathan passa por verdadeiros “perrengues”, por ser um cara muito leal e carismático, acaba confiando demais nas pessoas e, na maioria das vezes, quase acaba morto. Porém ele não é tão ingênuo quanto parece e sempre tem uma carta na manga para sair das situações extremas, lembrando muito o Sr. Heisenberg, Walter White, de Breaking Bad (quem nunca assistiu a série assista).

 

Sobre o Jogo

O jogo possui tudo aquilo que um jogo fera precisa ter e não é atoa que a primeira edição do jogo ganhou título de jogo do ano em 2007. O jogo possui gráficos de cair o queixo, se comparado a alguns jogos que estão sendo lançados para Playstation 4 e Xbox One. Se tem uma coisa que a Naughty Dog faz bem, são cenários foda, PUTA QUE PARIU, dá gosto de ver. Lembro de enquanto jogava tinha certos momentos que parava o personagem e dava um 360º pra olhar a vista de tão bem feita.

 

Apesar de ter uma jogabilidade fácil, senti um pouco de dificuldade em memorizar alguns comandos. Como joguei grande parte do Drake's Fortune, parei e continuei após quase 2 semanas, quando voltei tive esse pequeno incômodo de não lembrar com facilidade os comandos, mas nada que influencie no jogo.

 

A parte aventura é muito interessante por causa dos enigmas. Sim, diversas partes do jogo você precisa desvendar enigmas, fazer combinações, entre outras coisas para poder seguir. Além disso, Nathan é praticamente um Homem-Aranha, sobe nas paredes, pula de um lugar para o outro mesmo estando a 100m do chão, lembra bastante Prince of Persia nessa parte.

Já a parte da ação também é bem interessante e bem diferente dos jogos Shooter como Batlefield ou Call of Duty. Por ser em 3º pessoa, você corre enquanto atira, se esconde em pilares ou pedras, pula etc etc, ou seja, tudo para que o jogo fique bem dinâmico e não engessado, inclusive o multiplayer dele também é muito bom.

 

Eu joguei as 3 edições de Uncharted seguindo a ordem, joguei o 1, depois o 2 e por fim o 3 e particularmente a que mais gostei foi a 2º edição, Uncharted 2: Among Thieves. Algumas mudanças foram feitas na jogabilidade e melhoraram o jogo, além disso também gostei muito da história, as reviravoltas que acontecem são muito legais.

 

Sobre o Livro: Uncharted – O quarto labirinto

Lançado em 2012 e escrito por Christopher Golden. O livro traz elementos idênticos ao jogo, você consegue imaginar cada momento como se estivesse com o controle do vídeo game na mão, socos, chutes e toda a ação que está no game você também encontra no livro.

 

A história segue um fluxo retilíneo, não tem muitas reviravoltas porém o clima de mistério e suspense está la, fazendo você ter vontade de virar para a próxima página. A narrativa dos vilões deixa os leitores ficarem realmente em dúvida a respeito das suas intenções.

 

SINOPSE: O arqueólogo Luka Hzujak, especialista em labirintos mitológicos, acaba de ser assassinado. Seu corpo, esquartejado, é encontrado dentro de uma mala numa estação de Nova York. Para descobrir quem fez isso a um de seus melhores amigos, Victor Sullivan, um amante de charutos que dedica sua vida a “aquisições praticamente impossíveis de antiguidades”, pede ajuda ao caçador de tesouros Nathan Drake, seu pupilo e companheiro de peripécias. Junto com Jada, a filha do arqueólogo morto, Sully e Drake vão enfrentar a maior aventura de suas vidas. Seguindo as pistas e orientados pelas anotações do diário de Luka, eles descobrem que a solução do crime está ligada aos labirintos da antiguidade e seus mistérios – entre eles, o de Knossos, que abrigava o Minotauro, na ilha de Creta. Enquanto viajam pelo mundo, dos Estados Unidos para o Egito e a Grécia, Drake e seus amigos percebem que não estão sozinhos. Atraído pela lenda de que os labirintos antigos guardavam tesouros, um empresário ganancioso está disposto a fazer de tudo para chegar primeiro, ao mesmo tempo em que uma misteriosa legião de encapuzados quer impedi-los de descobrir que a chave do mistério está, na verdade, no Quarto Labirinto, que, além de ouro e prata, pode guardar um segredo que deixará o mundo assombrado.

 

Então, aqui fica meu apelo, quem nunca jogou, jogue! É bom demais, você vai gostar. Se quiser fazer que nem eu e jogar na ordem é uma boa viu, para você entender bem o desenrrolar da história.

 

Então é isso galera, obrigado por terem acessado mais uma vez o blog e por terem lido mais uma resenha do Game in Books, curta e compartilhe o post no Facebook, não custa nada e ajuda a gente pra caramba, beleza? Até a próxima!

 

Número de páginas: 416
Título Original: Uncharted The Fourth Labyrinth
Editora: Benvirá

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos