Categorias

Resenhas

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently - Resenha

27/03/2018 - Taíla Quadros
#douglas adams #resenha #opinião #livro #editora arqueiro #Netflix

Então, sabe quando a expectativa não corresponde com a realidade? Segue a leitura que eu vou te explicar.

 

Estava muito, mas muito, a fim de ler esse livro do Douglas Adams. Adorei o Guia do Mochileiro das Galáxias (resenha aqui) e adorei a série da Netflix Dirk Gently's Holistic Detective Agency, então, já viu, né? Ganhei o livro esses dias <3 e logo ele já passou na frente na fila de leitura.

 

SINOPSE: "Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.

Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way - irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.

De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams."

 

A série conta a história de um detetive holístico que acredita que todas as coisas estão interligadas e as pistas vão aparecendo em seu caminho. Falando assim, parece meio non sense, mas é mesmo (hehehehe), só que é muito bom. Vale muito a pena, assista! A série já tem duas temporadas, mas parece que foi cancela. :((( Fiquei chateadíssima já que os mistérios são muito bons e os personagens são excelentes.

 

Bom, mas vamos ao livro. Eu comecei a leitura na ilusão de que seria a mesma história da série como é o padrão das adaptações. Só aí que me dei conta de que a série foi baseada no livro, mas assim livremente inspirada, ou seja, o nome do personagem principal é o mesmo, apenas. O que não é ruim, mas é beeem diferente do que eu esperava. Algumas outras coisas a série manteve, como as coincidências da vida de Dirk, um assassinato a ser desvendado e um “orelha”, como nós, para aprender sobre esse universo e ser um “assistente”.  

 

O livro tem aquela linguagem inteligente e cheia de ironias e do humor tão famosos do autor. O mistério é uma loucura e a forma como ele é desvendado também. Descobri um ponto muito importante antes de o livro revelar e já me senti bem espertinha. :p

 

Gostei de conhecer a obra e vou querer ler o livro 2, mas já vou avisando não espere nada coerente, em linha reta ou de fácil entendimento. A resolução do caso se dá de forma bem rápida, se relacionarmos com o desenvolvimento do livro, e admito que, depois que terminei de ler, fiquei um tempo pensando, ligando os pontos para ver se eu tinha entendido tudo. E Douglas Adams faz uma coisa que inquieta a gente muito, algumas coisas só acontecem e pronto, não tem muito que explorar, enquanto em outras, ele extrapola tudo o que a gente já conhece. Então, se você está disposto a abrir a mente, vá em frente nessa aventura que a vida vai se encaminhar do resto. ;)

 

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently - Douglas Adams‎ - 240 páginas - Editora Arqueiro

Clique aqui para comprar esse livro.

 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e se cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos