Categorias

Resenhas

Pra ser sincero - Resenha

11/07/2017 - Taíla Quadros
#Editora Belas Letras #Engenheiros do Hawaii #opinião #resenha

SINOPSE: Em 11 de janeiro de 1985, mesmo dia da abertura da primeira edição do Rock in Rio, Humberto Gessinger subia ao palco do auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS de cabelo new wave e bombacha, para o primeiro show de uma banda que tinha nascido para durar uma noite só. Era para ter se chamado Frumelo & Os 7 Belos, mas ninguém gostou, então os integrantes da banda resolveram fazer uma brincadeira com os estudantes de Engenharia e os surfistas que frequentavam o bar da universidade, que estava a pelo menos 100 quilômetros do mar. Engenheiros do Hawaii.

Vinte e cinco anos depois dessa estreia, Humberto Gessinger - que acompanhou todas as formações desde o primeiro show - lança neste livro seu olhar sobre a trajetória do grupo, sobre cada uma das composições e revela curiosidades e bastidores das gravações. Com fotografias inéditas, informações sobre cada um dos discos, letras comentadas e um diário de 1984 a 2009, Pra Ser Sincero é um livro sobre uma banda que era para ter durado uma noite só, mas que acabou escrevendo um capítulo da história do rock brasileiro, mesmo estando longe demais das capitais.

 

Não é uma competição ;)

 

Para os fãs de música, mais um livro para se perder em divagações e curiosidades. O livro Pra Ser Sincero do músico Humberto Gessinger traz uma espécie de linha do tempo sobre a história do autor e a música. Desde o primeiro show, até os projetos em que ele estava envolvido quando escreveu a obra. Para quem já leu Infinita Highway: uma Carona com os Engenheiros do Hawaii (leia a resenha aqui), essa obra é um pouco diferente. Os textos são pela visão do próprio Humberto e algumas das coisas que talvez tenham ficado em aberto no Infinita Highway você pode encontrar algumas respostas nessa obra.

 

Quem inventou que quem fala alto sabe mais?

 

Um livro pesado (literalmente) de tanto conteúdo que vai encantar os fãs dos Engenheiros do Hawaii.

 

Humbertíneos :)

 

O livro é dividido em três partes: Pra Ser Sincero, maior parte do livro, escrito pelo próprio Humberto com a linha do tempo dos acontecimentos e lançamentos; Pra Quem Gosta de Nós, com 123 canções da carreira escolhidas pelo Humberto e com comentários; e Pra Entender, texto escrito por Augusto Fischer sobre Gessinger.

 

Você escolhe por onde começar

 

Mais uma leitura super recomendada. :)

 

Só a mudança é permanente...

 

Pra ser sincero - 123 variações sobre um mesmo tema - Humberto Gessinger - 301 páginas - Editora Belas Letras

Veja a resenha de Infinita Highway.

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos