Categorias

Resenhas

Resenha sobre o livro Fogo e Sangue

11/08/2020 - Taíla Quadros
#Game of Thrones #livros #resenha #série #George R R Martin #guerra dos tronos #Targaryen

Sobre o livro:

 

Sinopse:

 

“Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.

 

O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.

 

Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.”

 

Resenha:

 

Já que na semana passada citei o autor George R. R. Martin na resenha do livro A lenda de Ruff Ghanor (é só clicar aqui para ler), vamos a um livro do próprio?

 

Fogo e Sangue é o lema da Casa Targaryen na série de livros das Crônicas de Gelo e Fogo. O livro de mesmo nome nos apresenta parte da história dos Targaryen na dominação dos Sete Reinos de Westeros. Com muitas ilustrações, a obra é uma espécie de registro feito por meistres que acompanharam as mudanças ao longo do tempo e foram compiladas para ficarem na história.

 

É uma leitura então que mescla o estilo dos romances que já vimos na Guerra dos Tronos (para ler as resenhas, clique aqui) e de uma espécie de relato documental com alguns comentários pessoais do autor (do meistre no caso).

 

É bem interessante conhecer a história de casas antigas e de outras que nem existem mais. O material apresentado, como sempre nas obras do nosso amigo George são muito ricos em detalhes, com batalhas épicas, tramas políticas cheias das reviravoltas e personagens muito marcantes. E, além de tudo isso, temos dragões, muitos dragões. Mais um ponto interessante da obra é ver como muitas coisas aconteceram em Westeros devido à presença dos dragões e como isso mudava muito as dinâmicas de poder e relações, mas e se inimigos também tivessem dragões?

 

Você vai entender como muitas casas surgiram e conhecer outras que não existem mais, além de ver uma penca de conflitos dentro da própria casa Targaryen. Admito que minha leitura foi mais rápida nas histórias de alguns personagens do que em outros, tem muita gente birrenta nessa corte, hein.

 

Uma coisa que eu não tinha me dado conta em meio a tantos nomes na árvore genealógica, é que o livro não vai até o nascimento dos nossos queridinhos da série. Ele para uns bons anos antes e admito que não ter me dado conta disso logo no início, me frustrou um pouco, pois eu já tinha criado aquela boa e velha expectativa.

 

Fogo e Sangue é cheio de ilustrações para a gente conhecer melhor os personagens e os cenários. No final do livro temos uma árvore genealógica das gerações que são abordadas nas histórias. A consulta é extremamente necessária para não se perder no meio de tantos nomes e reis e rainhas, ainda mais que os nomes são parecidos e temos muitos sucessores com nomes que são homenagens aos seus antepassados.

 

Dá para ter um medinho...

 

Para quem já leu todos os livros de Guerra dos Tronos (os já lançados, né :P) e está à procura de saber mais sobre o universo da história, Fogo e Sangue é uma bela pedida. Se você ainda não conhece a obra de Georte R. R. Martin, recomendo que se encante pela trama primeiro para depois ir para os spin offs, assim você consegue aproveitar mais as referências.

 

Você já leu a obra? Conta nos comentários o que você achou.

 

 

Sobre o autor:

 

"George Raymond Richard Martin nascido em Bayonne em 20 de setembro de 1948 e mais conhecido como George R. R. Martin ou simplesmente GRRM, é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia de diversas séries e filmes de grande sucesso. É mais conhecido por escrever a série de livros de fantasia épica “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

 

Autor de diversos best-sellers nos EUA e na Europa, foi em meados de 1991 que Martin começou a escrever seu maior sucesso “As Crônicas de Gelo e Fogo” (ostensivamente inspirada na Guerra das Rosas e em Ivanhoé), que terá sete volumes. O primeiro volume, “A Guerra dos Tronos”, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, “O Festim dos Corvos”, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.

 

Em 2007, a HBO comprou os direitos de uma adaptação para a televisão de toda a série As Crônicas de Gelo e Fogo. A primeira temporada de “Game of Thrones” estreou em 17 de abril de 2011, tendo dez episódios que cobrem o primeiro livro da série. Dois dias após a estréia, a HBO anunciou que havia renovado a série para uma segunda temporada depois das críticas extremamente positivas e do número inicial de espectadores do primeiro episódio, 4.2 milhões.

 

No mesmo ano, George foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time com a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos."

 

Fonte: Saraiva

 

Para quem quiser conhecer o site do autor: https://georgerrmartin.com/

 

Fogo e Sangue - George R. R. Martin - 664 páginas - Editora Suma

Clique aqui para comprar esse livro.

 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos