Categorias

Resenhas

Opinião sobre o livro Ansiedade: Como enfrentar o mal do século

29/09/2020 - Taíla Quadros
#augusto cury #resenha #opinião #livro #ansiedade

Sinopse:

 

Vivemos em uma sociedade de excessos. Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente. Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável - o ritmo de construção de pensamentos -, gerando consequências seríssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade.

 

Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo.Em Ansiedade: como enfrentar o mal do século, o conceituado psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças mais penetrantes da atualidade.

 

Ainda pouco conhecida por psicólogos e psicopedagogos, não raro a SPA é confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção. Neste livro, você conhecerá os sintomas e as consequências desse mal bem, como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental.

 

Resenha:

 

A ansiedade é um mal que atinge muitas pessoas ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo inteiro e o quinto em casos de depressão e, com a chegada dessa pandemia, não tem sido fácil para ninguém.

 

O isolamento social, a insegurança financeira, o medo da doença e tantos outros pensamentos que permeiam os nossos dias acabam tornando tudo muito mais difícil. Cada um sabe das duas dores e angústias e muitas pessoas já sofriam desse mal muito antes da pandemia.

 

Lutar contra todos os pensamentos que vêm à tona por qualquer gatilho, muitos que nem sabemos quais são, não é fácil e entender cada vez mais como a nossa mente funciona, sempre vem a calhar. Por isso, compartilho com vocês a minha experiência com a leitura da obra Ansiedade: Como enfrentar o mal do século do autor Augusto Cury.

 

O autor possui muitos livros lançados sobre a mente e como podemos nos conhecer melhor e, consequentemente, levar uma vida mais leve e feliz. Já fiz resenha dos livros O Código da Inteligência e Nunca desista de seus sonhos (para ler as resenhas, basta clicar no nome dos livros).

 

O Ansiedade traz para a gente alguns conceitos e nos apresenta alguns gatilhos de ansiedade e janelas em nosso cérebro que podem criar bloqueios que levamos durante toda a vida. Essas muitas vezes são criadas na nossa infância e nem percebemos como isso molda o nosso comportamento.

 

Em outro momento, Cury nos traz os 6 tipos de Eu que temos ou somos em nossa vida em maior ou menor grau e como isso influencia em nossa vida, nossas relações e reações ao acontecimentos cotidianos. São eles: Eu gerente, Eu viajante ou desconectado, Eu flutuante, Eu engessado, Eu autossabotador e o Eu acelerado.

 

Na sequência, o autor nos apresenta a SPA ou Síndrome do Pensamento Acelerado, o que ela significa e como afeta a nossa vida desde as crianças, que também podem ter ansiedade. Os seis níveis de intensidade são:

 

1. Viver distraído (oi?)

 

2. Não desfrutar a trajetória (o famoso, só vou ser feliz quando chegar lá, quando emagrecer, quando ganhar uma fortuna...)

 

3. Cultivar o tédio (sabe aquela pessoa que acha tudo um saco, não importa onde esteja? A festa é chata, não tem nada da tv, não tem nada para fazer,...)

 

4. Não suportar os lentos (ai, as pessoas que obstruem as passagens...)

 

5. Preparar as férias dez meses antes (eu todinha)

 

6. Fazer da aposentadoria um deserto (que conta os dias para parar de trabalhar e quando chega lá nem sabe o que fazer, fica sem propósito).

 

Se identificou com alguns desses níveis? Pois é, o autor nos explica o que são cada um deles e nos apresenta as consequências como envelhecimento precoce e aumento das doenças psicossomáticas (quem já ‘tive’ uma doença comum apenas em pessoas com mais de 60 anos?).

 

Muito importante nos percebermos, entendermos a origem dos nossos sentimentos e reações para cuidarmos da nossa mente e, consequentemente, aumentarmos a nossa qualidade de vida.

 

E aí, já leu Ansiedade: Como enfrentar o mal do século? Fala para mim nos comentários o que tu achou.

 

 

Sobre o autor:

 

Dr. Augusto Cury é médico psiquiatra, pesquisador e escritor. Seus livros são publicados em mais de 70 países, e ele já vendeu mais de 30 milhões de livros somente no Brasil.

 

Autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos. Idealizador do programa da Escola da Inteligência, que ensina educação sócio-emocional para mais de 300 mil alunos.

 

Criador da AGE ‒ a primeira Academia de Gestão da Emoção online ‒, que já transformou as vidas de mais de 25 mil alunos através dos cursos e treinamentos com as ferramentas de Gestão da Emoção desenvolvidas pelo Dr. Augusto Cury, em seus mais de 30 anos de pesquisa e atendimentos psiquiátricos. Com isso, democratiza as suas ferramentas, não só no Brasil, mas em todos os povos e culturas.

 

Em 2018, criou o Primeiro Programa Social e Gratuito Você é Insubstituível ‒ Uma Vacina Emocional contra o Suicídio.

 

Fonte: Amazon

 

 

Ansiedade: Como enfrentar o mal do século? - Augusto Cury - 160 páginas - Editora Benvirá

Clique aqui para comprar esse livro.

 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos