Categorias

Resenhas

Quatro - Histórias da série Divergente - Resenha

28/04/2015 - Taíla Quadros
#filme #livros #resenha #série #divergente #Quatro #aventura #insurgente #veronica roth #distopia #Convergente #tobias eaton #tris prior #theo james

Já que sagas distópicas nunca param na triologia, vamos há mais um livro da queridona Veronica Roth (pelo menos ela parece ser gente boa ;p). Na verdade, o livro é uma reunião de 4 contos a partir da visão de Tobias, o Quatro e mais três cenas dos livros de Divergente também na perspectiva de Tobias.

Confere a sinopse!

 

SINOPSE: Dois anos antes de Beatrice Prior fazer sua escolha, quem passa por esse difícil processo é Tobias. Transferir-se da Abnegação para a Audácia é sua única chance de recomeçar. Na nova facção, ninguém o chamará pelo nome que seus pais lhe deram. Nela, ele não deixará o medo transformá-lo em uma criança covarde.

 

Agora conhecido como “Quatro”, ele descobre durante a iniciação que pode ser bem sucedido na Audácia. Todo o processo está apenas começando, e Quatro precisa conquistar seu lugar na hierarquia da nova facção. As decisões que tomar vão afetar os próximos iniciando-se revelarão segredos que ameaçam seu próprio futuro - e o de todo o sistema de facções.

 

Dois anos após a sua transferência, Quatro está preparado para agir, porém ainda não definiu um caminho. Talvez a primeira inicianda a pular na rede ajude-o a mudar tudo. Quem sabe assim ela possa voltar a ser Tobias.

 

Quatro, de Veronica Roth, se passa no mesmo mundo da série de sucesso internacional Divergente e é contado da perspectiva de Tobias Eaton. As quatro histórias incluídas aqui - “A transferência”, “A iniciação”, “O filho” e “O traidor”, além de três cenas exclusivas - dão aos leitores um eletrizante vislumbre da vida e do coração de Tobias e compõem o cenário da saga épica da triologia Divergente.

Bom, como eu já havia dito nas resenhas de Divergente, Insurgente e Convergente, gostei muito da história, principalmente nas questões de jogos de poder e manipulação, onde nem todo mundo é o que parece ser e os governantes não medem esforços para se manterem no poder.

[Capas dos contos avulsos. Disponíveis também em e-books!]

 

Em “A transferência”, acompanhamos o teste de aptidão de Tobias, suas dúvidas, conflitos e conhecemos melhor os motivos que o levaram a mudar de facção. Isso já é contado nos outros livros da série, mas aqui é mais aprofundado, onde os sentimentos e dores do personagem ficam em evidência.

 

“A iniciação” traz as dificuldades de Tobias ao entrar na facção, os primeiros amigos e as inimizades também. É quando ele aprende que não existe facção onde você pode simplesmente se esconder de seus problemas.

[Capas dos contos avulsos. Disponíveis também em e-books!]

 

Nos contos “O filho” e “O traidor”, Tobias passa a contar a sua rotina na Audácia e começa a descobrir o início de um plano que será executado em Divergente. Neste período, ele lida com o conflito de não saber em quem pode confiar e a quem deve ser leal. E no último conto já temos a participação da nossa heroína Tris.

 

As três cenas finais retratam momentos do livro Divergente de acontecimentos entre Tris e Quatro.

 

É bem bacana poder ler a história a partir da visão de outro personagem, principalmente por ele nos apresentar fatos novos que enriquecem a história. É legal saber onde Quatro estava ou o que estava fazendo enquanto Tris passava por seus perrengues também. Gostei da narrativa que é tão simples e fluida quanto da triologia de origem. O livro inclusive é bem mais curto e acredito tê-lo lido em duas “sentadas” como dizem.

 

Conhecendo melhor o Quatro acho que o personagem do livro tem muito mais presença que o do filme, se bem que isso se dá pelo fato de os livros adaptados terem a visão da Tris.

[Tobias x Theo James :p]

 

Na introdução deste livro, descobrimos que a autora começou a escrever a história sob a perspectiva de Tobias e não conseguiu levar a história adiante como gostaria, criando assim a Tris. :D Interessante, né! Adoro saber as histórias das histórias. :p

 

Recomendo a leitura, principalmente para os fãs da série que sempre querem saber mais sobre esse universo. Para quem ainda não leu Divergente, é possível ler este livro antes sim, mas você vai ficar bem confuso e não terá algumas referências. Esse livro traz mais revelações do que explicações do universo.

 

#queremosmais

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos