Categorias

Resenhas

Resenha sobre o livro Filhos do Éden – Universo Expandido

25/08/2020 - Taíla Quadros
#resenha #livro #Eduardo Spohr #Filhos do Éden #Universo Expandido

Sinopse:

 

O guia definitivo, totalmente ilustrado e em capa dura, da tetralogia angélica Filhos do Éden: Universo Expandido explora, em textos, imagens e organogramas, o mundo fantástico retratado nos romances A Batalha do Apocalipse, Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, Filhos do Éden: Anjos da Morte e Filhos do Éden: Paraíso Perdido.

 

Neste livro você vai encontrar: - Cronologia: os principais acontecimentos do universo, desde as Batalhas Primevas até o confronto do Armagedon. - Cenário: os planos de existência, as dimensões paralelas, as rotas cósmicas e os reinos além. - Castas: as ordens infernais e angélicas, bem como as suas estirpes. - Heróis e vilões: os personagens centrais da saga, revelando seus poderes, armas e feitiços. - Bestiário: os monstros e as criaturas presentes nos quatro livros, com estatísticas para jogos de RPG. - Fanfiction: conjunto de diretrizes para quem deseja escrever suas próprias histórias. - RPG: manual de regras para jogadores e mestres que pretendam ambientar seus jogos em meio a anjos, demônios e deuses.

 

Resenha:

 

Para os entusiastas da quadrologia Filhos do Éden aqui temos um prato cheio para se entreter e saber mais sobre o universo das obras.

 

Para quem ainda não conhece, clica nos links para ler as resenhas:

 

Agora, voltando a nossa resenha, acredito que esse livro seja ideal para quem já é fã do autor e das suas obras, pois passamos a conhecer mais sobre os cenários, a cronologia, os personagens, com seus dados para as fichas de RPG (Role-playing game: jogos de interpretação onde cada jogador representa um personagem e cria-se um ficha com as suas características e joga-se conforme o perfil escolhido com ajuda de dados de tabuleiro e um jogador é o mestre, responsável por desenvolver a história de acordo com as decisões tomadas pelos demais jogadores). Na internet você encontra muitas informações sobre RPG, deixo aqui a dica para ouvir um dos episódios do Nerdcast sobre o tema

 

O livro é uma espécie de enciclopédia, então a sua leitura é um pouco diferente. Você pode inclusive ir pulando para as suas partes preferidas, pois os capítulos são independentes um do outro.

 

A obra é toda ilustrada pelo Andrés Ramos (com S mesmo) e é lindíssima, você fica boa parte do tempo admirando os detalhes. Eu tenho a primeira edição, de capa dura, que dá gosto de ficar admirando. :p Vocês hão de concordar que uma capa dura tem o seu valor, né.

 

Começamos a leitura com um guia para entender o processo e o que vamos ler adiante, referências à tetralogia angélica que deu origem ao livro e um glossário dos termos que serão citados no livro, que traz personagens conhecidos das escrituras bíblicas e mitologias, além dos agradecimentos.

 

O Capítulo 1 nos traz a cronologia desde a criação do universo ao fim do mundo. O que foi criado em cada um dos sete dias e o que aconteceu ao longo das eras do homem sobre a Terra.

 

O Capítulo 2 nos traz os cenários que permeiam as histórias, o tecido da realidade, o plano astral, o plano etéreo, tudo com muitas ilustrações. *.*

 

É cada ilustração, meus amigos

 

Nos Capítulos 3 e 4 conhecemos as catas dos anjos e as ordens satânicas e os personagens que conhecemos. Intrigante, não? Aqui a coisa fica séria, é cada ilustração poderosa, temos os personagens que já conhecemos representando as suas castas, com as características de cada uma e seu lugar na hierarquia angélica. O mesmo acontece com os seres demoníacos. Cada classe possui a sua ficha de RPG e logo mais você vai saber por quê.

 

O Capítulo 5 fala sobre magia e misticismo, explicando os diferentes tipos citados nas histórias. O Capítulo 6 traz mais personagens com o bestiário e suas fichas de RPG também. Depois de explorar todo o universo da história, os autores nos apresentam partes extras para diferentes tipos de fãs. No Capítulo 7, Eduardo explica o que são as fanfictions e apresenta dicas de como criar as suas próprias histórias, personagens e enredo.

 

Uma verdadeira aula para quem quer começar a escrever

 

Já no Capítulo 8, entramos na parte sobre RPG, os jogos que comentei no início da resenha. Com manual de regras para jogar nesse universo, informações e tabelas sobre personagens, equipamentos, ferramentas e um modelo de ficha para você criar o seu personagem. Ao final da obra, temos o making of para entendermos melhor a concepção e execução da obra.

 

Saber mais sobre os personagens é especial e a ficha para criar o seus, mais ainda

 

Essa foi uma resenha diferente, porque esse livro é bem diferente do que costumamos ler com as histórias. Aqui temos a possibilidade de explorar um universo e no nosso tempo, na ordem que nos convém e nos temas de nosso interesse. Não vai jogar RPG? Pula as fichas dos personagens e esse capítulo. Não quer escrever uma fanfinc? Tudo bem. Como comentei antes, tem conteúdos para diferentes tipos de leitores da tetralogia angélica e para quem quiser entrar nesse mundo também.

 

Uma obra rica em todos os detalhes, texto, imagens, apresentação. Recomendo sempre todas as obras do Eduardo Spohr e essa, com certeza, está na lista.

 

Você já leu alguma obra do autor? O que achou? Deixa tua opinião nos comentários.  

 

 

Sobre os autores:

 

No livro você encontra mais sobre os autores, então fica aqui um breve resumo.

 

Eduardo Spohr

 

Eduardo Spohr nasceu em 1976, no Rio de Janeiro. Filho de um piloto de aviões e uma comissária de bordo, teve a oportunidade de viajar pelo mundo, conhecendo culturas e povos diferentes. A paixão pela literatura e o fascínio pelo estudo da história o levaram a cursar comunicação social. Começou a trabalhar em agências de publicidade, mas acabou, gradualmente, migrando para o jornalismo. Formou-se pela PUC-Rio em 2001 e se especializou em mídias digitais. Trabalhou como repórter no Cadê Notícias, StarMedia e iG, como analista de conteúdo do iBest e depois como editor do portal Click 21. Participante regular do NerdCast, o podcast do site Jovem Nerd, é consultor de roteiro e ministra o curso “Estrutura literária: a jornada do herói no cinema e na literatura”, nas Faculdade Hélio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro.

Fonte: Editora Record.

 

Andrés Ramos

 

Nasceu em 1977 em Bogotá, veio para o Brasil com um mês de idade. O desenho parecer ter sido a sua primeira forma de expressão, uma atividade que o acompanharia por toda a vida. Diferentemente de muitos ilustradores infantis, que abandonam a prática na adolescência, ele investiria, nos anos vindouros, em cursos, palestras e workshops, o que o ajudaria a aprimorar a sua técnica e a melhorar seu traço. Em 1999, ele conseguiu emprego como webdesigner na TVE, cargo que acabou largando oito anos depois para se dedicar unicamente à ilustração.

Fonte: Filhos do Éden: Universo Expandido

 

Filhos do Éden – Universo Expandido - Eduardo Spohr e Andrés Ramos – 256 páginas - Editora Verus

Clique aqui para comprar esse livro.

 

Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra. 

comentários
talvez você também goste
Publicidade
Facebook
Mais Lidos